Divisão de Programas Especiais – DIPES
Criada de acordo com a Resolução nº RESOLUÇÃO Nº 325-CONSUN, de 15 de junho de 2020, art.30.
Divisão de Programas Especiais - DIPES.
Responsável pelo Gerenciamento dos programas estudantis:
a) Programa de Educação Tutorial (PET);
b) Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID/CAPES);
c) Programa de Residência Pedagógica;
d) Programa de Mobilidade Acadêmica/ANDIFES;
e) Programa de Mobilidade Virtual em Rede da Andifes - Promover-Andifes.
Programas Especiais Estudantis:
Programa De Educação Tutorial – PET:
O Programa de Educação Tutorial foi criado pela CAPES em 1979, na época como Programa Especial de Treinamento. Atualmente, o PET é coordenado pela Secretaria de Educação Superior do Ministério da Educação e é regido pela Portaria MEC nº 976, de 27 de julho de 2010.
Trata-se de um programa acadêmico direcionado a alunos regularmente matriculados em cursos de graduação. Estes alunos, selecionados pelas Instituições de Ensino Superior que participam do programa, se organizam em grupos, e são orientados por professores tutores. Os grupos PET realizam atividades que possibilitam uma formação acadêmica ampla aos estudantes e que envolvem o tripé: ensino, pesquisa e extensão.
Atualmente a UFMA possui atualmente 13 (treze) grupos PET registrado junto ao MEC, num total de 156 alunos bolsistas, 13 tutores, além de petianos não bolsistas e voluntários.
No que se refere ao Programa, existe um Comitê Local de Acompanhamento e Avaliação – CLAA PET UFMA, responsável pelo acompanhamento e avaliação dos grupos PETs, composto por representantes tutores dos grupos PET, coordenação de Curso, Discentes do Programa e pela Equipe técnica da Diretoria de Ações Especiais – DAESP.
Para maiores informações, entre em contato com a Divisão de Programas Especiais, através do email dipes@ufma.br e do telefone: 3272-8736.
Link: https://pet.ufma.br/
PROGRAMA INSTITUCIONAL DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA – PIBID:
O Pibid é uma ação da Política Nacional de Formação de Professores do Ministério da Educação (MEC) que visa proporcionar aos discentes na primeira metade do curso de licenciatura uma aproximação prática com o cotidiano das escolas públicas de educação básica e com o contexto em que elas estão inseridas.
Pela concepção do programa, os subprojetos devem promover a iniciação do licenciando no ambiente escolar ainda na primeira metade do curso, visando estimular, desde o início de sua formação, a observação, inserção e a reflexão sobre a prática profissional no cotidiano das escolas públicas de educação básica.
No âmbito da UFMA, o programa PIBID participa dos editais da CAPES desde o ano de 2009. Naquele ano, as licenciaturas da Cidade Universitária Dom Delgado tiveram seus subprojetos aprovados e iniciaram as suas atividades no ano seguinte. Em 2011 a CAPES publicou um novo edital para recebimento de subprojetos do programa e as licenciaturas interdisciplinares dos Câmpis do Continente da UFMA passaram a participar do programa.
A UFMA submeteu ainda, novos Projetos Institucionais do programa nos editais da CAPES dos anos de 2013, 2018 e 2020, abarcando um total de 39 cursos de licenciatura espalhados pelos 08 Câmpis dessa IES.
Na edição atual do programa, iniciado em novembro de 2020 e com vigência até maio de 2021, a UFMA obteve a aprovação de 341 bolsas para discentes de Iniciação à Docência, além de bolsas para professores(as)-supervisors(as) e Coordenadores(as) de Área.
O programa possui o acompanhamento e a avaliação contínua do Comitê de Articulação Docente da UFMA, instituído nesta IES no ano de 2018, por solicitação dos editais da CAPES. Neste Comitê, existe a representação do Coordenador Institucional do programa, servidores da UFMA, representantes dos programas e das redes municipais e da rede estadual de ensino do Maranhão.
Para maiores informações, entre em contato pelo dipes@ufma.br e através do telefone: 3272-8736. Link: site desativado
PROGRAMA RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA:
O Programa de Residência Pedagógica é uma das ações que integram a Política Nacional de Formação de Professores e tem por objetivo induzir o aperfeiçoamento da formação prática nos cursos de licenciatura, promovendo a imersão do licenciando na escola de educação básica, a partir da segunda metade de seu curso.
Essa imersão deve contemplar, entre outras atividades, regência de sala de aula e intervenção pedagógica, acompanhadas por um professor da escola com experiência na área de ensino do licenciando e orientada por um docente da sua Instituição Formadora.
A Residência Pedagógica, articulada aos demais programas da Capes compõem a Política Nacional e tem como premissas básicas o entendimento de que a formação de professores nos cursos de licenciatura deve assegurar aos seus egressos, habilidades e competências que lhes permitam realizar um ensino de qualidade nas escolas de educação básica.
No âmbito da UFMA, o programa foi instituído no ano de 2018 após a submissão e aprovação da proposta institucional inscrita no edital da CAPES 06-2018. Com 33 subprojetos aprovados e implementados, o programa alcançou 33 cursos de licenciatura em 08 Campis desta IES e um considerável número de escolas-campos da educação básica.
Na edição atual do programa, iniciado em novembro de 2020 e com vigência até maio de 2021, a UFMA obteve a aprovação de 314 bolsas para discentes-residentes, além de bolsas para professores(as)-preceptores(as) e Docentes-Orientadores(as).
O programa possui o acompanhamento e a avaliação contínua do Comitê de Articulação Docente da UFMA, instituído nesta IES no ano de 2018, por solicitação dos editais da CAPES. Neste Comitê, existe a representação do Coordenador Institucional do programa, servidores da UFMA, representantes dos programas e das redes municipais e da rede estadual de ensino do Maranhão.
Para maiores informações, entre em contato com a Divisão de Programas Especiais, através do e-mail dipes@ufma.br e do telefone: 3272-8736.
Link: http://residenciapedagogica.ufma.br/#
PROGRAMA DE MOBILIDADE ACADÊMICA:
O Programa de Mobilidade Acadêmica visa promover o intercâmbio entre os alunos de diferentes universidades brasileiras e entre os discentes de diferentes Campus da UFMA. No âmbito desta IES, o programa foi regulamentado através da Resolução CONSEPE nº 388 do ano de 2005, dada a adesão por parte da UFMA ao convênio da Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior – ANDIFES.
Através deste convênio as instituições signatárias instituíram a relação de reciprocidade que propiciou a vigência do programa. Nesta relação, as instituições oferecem aos alunos um vínculo temporário dado à disponibilidade de vagas nas disciplinas que são requeridas no ato de inscrição dos discentes.
Nesse contexto, o programa possibilita aos alunos que tenham concluído pelo menos vinte por cento da carga horária de integralização do curso de origem e tenham, no máximo, duas reprovações acumuladas nos dois períodos letivos que antecedem o pedido de solicitação para ingresso no programa de mobilidade.
Dada a este convênio, no âmbito da UFMA ainda existe a possibilidade dos discentes de Campus diferentes ingressarem no programa de mobilidade interna respeitando as normas do programa de mobilidade da ANDIFES.
Informações gerais sobre o processo de mobilidade de estudantes da UFMA para outra IFES e de estudantes de outras IFES para a UFMA - clique aqui.
Formulário de Inscrição para abertura de processo de mobilidade - clique aqui.
Resolução CONSEPE nº 388/2005 - clique aqui.
Convênio ANDIFES - clique aqui.
Para maiores informações, entre em contato com a Divisão de Programas Especiais, através do e-mail dipes@ufma.br e do telefone: 3272-8736.
Programa de Mobilidade Virtual em Rede da Andifes - Promover-Andifes
O Programa de Mobilidade Virtual em Rede de Instituições Federais de Ensino Superior (Promover ANDIIFES é uma ação promovida pelas Reitorias da Universidade Federal do Maranhão (UFMA), Universidade Federal do Sul da Bahia (UFSB), Universidade Federal de Goiás (UFG) e a Universidade Federal do Rio Grande (FURG) juntamente com outras Universidades no âmbito da Associação Nacional de Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior.
Através do programa, disciplinas/componentes curriculares dos cursos de graduação das IES participantes, são ofertadas para que discentes possam cursá-las virtualmente em IES diferentes das suas instituições de origem.
Tal proposta pretende ofertar aos discentes participantes, o processo de mobilidade acadêmica virtual, dado ao contexto vigente da pandemia de Covid-19, permitindo uma maior integração do sistema de ensino superior por meio de um relevante diálogo inter-regional e intercultural para a formação dos estudantes e qualificação do ensino.
Para maiores informações, entre em contato com a Divisão de Programas Especiais, através do e-mail dipes@ufma.br e do telefone: 3272-8736.