Quadro JTV UFMA

TV UFMA mostra os bastidores das pesquisas que mais se destacam na Universidade

Quadro “Em dia com a Ciência” exibe reportagens especiais com a presença dos cientistas ao vivo

Comunicação cientifica em linguagem acessível é uma das propostas do Em dia com a Ciência, exibido no JTV UFMA.  Enfatizando o  interesse da emissora pela produção cientifica como uma das suas marcas distintivas, ao escolher a linguagem do cotidiano que alcança o telespectador.

No quadro de hoje, iremos conhecer uma palhaça do teatro virou tema de estudo. Aprovada pelo Edital Geração Ciência, da FAPEMA, as cenas da peça teatral foram transformadas no projeto de pesquisa “Teatro e a intermidialidade: dos palcos á tela da TV, conexões entre arte e comunicação”.  O projeto é uma iniciativa da professora doutora Michelle Cabral, que é coordenadora do grupo de pesquisa Encenação e Corporeidades (Cenacorpo).

Como resultado dessa pesquisa, foi desenvolvida a série “As aventuras de Palita”, que aborda, por meio de personagens características do imaginário circense, temas atuais e necessários como o respeito à diversidade, o capacitismo, a imposição estética de padrões de beleza, a defesa do meio ambiente e a amizade como valor.

A série tem como gênero a comédia infanto-juvenil e conta em sua primeira temporada, com cinco episódios de vinte minutos e com gravações em São Luís. Tem como personagem principal a palhaça Palita Presepada, interpretada por Michelle Cabral, e originalmente foi apresentada como espetáculo teatral.

Para produtora do quadro e estagiária da TV UFMA, Sylmara Durans, o quadro tem um papel importante, tanto na sua formação, me permite conhecer de maneira mais detalhada o fazer cientifico. “ O quadro também amplia o meu  repertório, a minha capacidade de resolução de problemas e me faz cada dia mais apaixonada pela universidade ao entender como  se trata de um equipamento complexo e o quanto tem a contribuir para o desenvolvimento social”, esclarece a estudante de Rádio e TV da UFMA

A diretora da TV UFMA, Josie Bastos, explica essa é uma proposta inovadora, pois é a única emissora local que dispõe de espaço no telejornal para a divulgação cientifica.  “O foco do nosso quadro é, principalmente, a pesquisa aplicada, em que a sociedade pode sentir os efeitos da pesquisa. O quadro também é de interesse dos estudantes  que queiram saber mais sobre os grupos de projetos de pesquisa, pois os coordenadores dos projetos também terão espaço no telejornal para falar mais sobre seus projetos”, esclarece a diretora.

O quadro “Em dia com a ciência” é exibido no JTV UFMA, às 13h30. Assista a TV UFMA no canal aberto 16.1, NET CLARO canal 17, SKY canal 316 e TVN canal 16. O telejornal também é transmitido ao vivo no canal do YOUYUBE  da TV UFMA.

Assista a edição anterior do Em dia com a Ciência, que abordou o grupo de Pesquisa em Linguagem e Tecnologia.