Grupo Interdisciplinar de Ensino e Pesquisa em Telejornalismo e práticas inclusivas (GEPIN)

O Grupo Interdisciplinar de Ensino e Pesquisa em Telejornalismo e Práticas Inclusivas (GIEPIN), certificado pelo CNPQ, foi criado por professores que atuam na TV UFMA para fomentar, apoiar, aprimorar e ampliar as pesquisas, práticas educativas, informativas na primeira emissora universitária do estado, e outras empresas de Comunicação. O GEPIN está dividido em três linhas de pesquisa: °Estudos sobre o telejornalismo, convergência e rotinas de produção. °Jornalismo inclusivo: práticas educativas e desafios na Televisão. °Memória e formação do Telejornalismo Maranhense

PROJETOS TV UFMA

Projeto Canal Para todos:

O projeto Canal Para Todos é uma proposta de inclusão nos espaços e produções da TV UFMA. As atividades são desenvolvidas nos ambientes da TV Universitária, campo de formação e experiências práticas e áreas afins e conta com os interprogramas Vamos Falar de Acessibilidade e o Dicas em Libras.

Vamos Falar de Acessibilidade

O interprograma "Vamos Falar de Acessibilidade",  realiza entrevistas abordando trabalhos importantes na área de acessibilidade para informar  a respeito de órgãos e projetos que atuam para  assegurar  os direitos da pessoa com deficiência.

Dicas em Libras

O projeto Canal para Todos também conta com o programa “Dicas em Libras” que traz  informações sobre a Língua Brasileira de Sinais (Libras), através de vídeos curtos  com um conteúdo introdutório para aqueles que querem iniciar um processo comunicativo com a pessoa surda.