ASSUNTO EM PAUTA

O uso da tecnologia na educação

Com a tecnologia ganhando cada vez mais espaço, a discussão sobre o uso em áreas educacionais se torna indispensável.

O uso de tecnologias na educação está cada vez mais presente no cotidiano da sociedade e foi ainda mais utilizada no período pandêmico de 2020 e 2021, após a suspensão das aulas presenciais de escolas e universidades brasileiras, a fim de solucionar essa ausência. Mesmo depois da volta do formato presencial, à tecnologia por tornar mais prático o acesso a conteúdos, itens e realização de atividades pedagógicas, educadores e instituições educacionais adotaram os recursos oferecidos por este meio.

Apesar dos benefícios apresentados pelos recursos digitais, a internet não chega a ser um acesso de todos, como por exemplo, as escolas públicas e municipais que não possuem uma boa qualidade de banda larga e que sofrem com a carência de aparelhos tecnológicos.

Segundo os dados do TIC Educação:

Os professores também se beneficiam das tecnologias ofertadas. O acesso a maiores fontes de conhecimento e utilização de recursos visuais são algumas das vantagens obtidas. No entanto, o corpo docente, assim como os estudantes, necessita de planejamento e preparo para o desenvolvimento de estratégias tecnológicas em sala de aula.

Afinal de contas, como aliar a tecnologia com a educação? Esse e outros questionamentos são apresentados e respondidos no programa da TV UFMA, Assunto em Pauta. Confira: