Notícias

TV UFMA estreia programas com foco na saúde e ideias

Em dia com a Saúde e Assunto em Pauta chegam na programação 2022 da emissora

 

Assunto em Pauta debate os temas da atualidade e Em dia com a Saúde traz os especialistas da área médica

A TV UFMA estreia no mês de agosto novos programas voltados para a informação de qualidade. O Em dia com a Saúde é uma parceria entre a TV UFMA e a Associação Médica Brasileira (AMB), seccional Maranhão, com o objetivo de abordar assuntos relacionados à qualidade de vida e a saúde. A estreia acontece nesta terça, 09, e terá  exibição quinzenal, a partir de 13h30, após o JTV UFMA, apresentado pela jornalista Luciana Rodrigues. O programa traz sempre um convidado especialista para discutir assuntos relacionados à área da saúde. No primeiro episódio, a médica Tula Borges, especialista em Hematologia e Hemoterapia pela Universidade São Paulo e mestra em Gestão em Saúde pública, explica tudo sobre as causas e tratamentos da anemia, com dicas importantes para evitar o problema.

Outra estreia na programação da TV UFMA é o Assunto em Pauta, um espaço de debate sobre temas de destaque na atualidade. Os assuntos são os mais diversos e a pauta vai ser discutida por especialistas, pesquisadores e personalidades envolvidas com a temática em foco. Os episódios são exibidos quinzenalmente às terças, às 21h. Na estreia, o programa abordou a questão da Arte LGBTQIA+, com convidados especialistas e apresentação de Robert Oliveira. E já estão na pauta, temas como a questão indígena, a violência contra a mulher e os impactos das novas tecnologias no cotidiano.

Para a diretora da TV UFMA, professora Cecília Leite,  os dois novos programas chegam para dinamizar ainda mais a programação da TV UFMA, contribuindo para uma maior aproximação da emissora com a população e, em especial, com a comunidade universitária. “Inclusive, no Assunto em Pauta, incentivamos a participação dos departamentos e/ou professores dos mais diversos cursos da UFMA, tanto com sugestão de assuntos para serem discutidos, como na indicação de nomes nas suas respectivas áreas do conhecimento, para participarem como entrevistados. O curso de Letras, por exemplo, nos sugeriu a pauta sobre o centenário da escritora Maria Firmina, o que rendeu um ótimo debate. Já no programa Em Dia com a Saúde, em parceria com a AMB/ MA, contaremos com a presença de renomados profissionais da área médica, discutindo temas de interesse, tanto da classe médica, quanto da população em geral”, explica a diretora.

Para sugestão de temas para o Assunto em Pauta, entre em contato  pelo e-mail midiastvufma@ufma.br ou  pelo whatsapp (98) 98439-1615.

Sintonize a TV UFMA, no canal aberto 16.1 digital, na NET-Claro, canal 17, SKY, canal 316 e TVN, canal 16. Acesse também o novo site da TV UFMA, que agrega informações jornalísticas, programação diária da emissora e conteúdo dos programas. O telespectador também poderá encaminhar mensagens e sugestões de pautas pelo site. Por meio das redes sociais e do canal do Youtube, é possível acompanhar, ao vivo, a transmissão do telejornal da emissora, o JTV-UFMA, que vai ao ar de segunda a sexta-feira, a partir das 13 horas, comandado pela jornalista Ana Thereza Viegas.