Notícias

TV UFMA inova com projeto voltado para a acessibilidade

Inclusão, socialização e acessibilidade em pauta no Canal Paratodos

Você conhece o CanalParatodos?

O projeto CanalParatodos é uma proposta de inclusão nos espaços e produções da TV UFMA. As atividades são desenvolvidas nos ambientes da TV Universitária, campo de formação  e experiências práticas e áreas afins. O trabalho se constitui em dois principais eixos: de formação interdisciplinar e de campo de práticas de produção audiovisual.

Para a professora  Josie Bastos, Coordenadora de Comunicação Institucional e do projeto, “A proposta do CanalParatodos é trazer as temáticas sobre acessibilidade e inclusão para as nossas ações da TV UFMA, levando-se em conta que encontramos uma estratégia de comunicação institucional. Além disso, encontramos  uma maneira para que a TV UFMA se aproximasse dessa população que queira saber a respeito das temáticas de acessibilidade, conhecendo pessoas que se envolvam nas ações, que trabalham com isso, e principalmente despertar a curiosidade nas pessoas a respeito do tema, haja vista que  tem diversos especialistas que tratam a respeito de questões de atividades e ações  que envolve   acessibilidade e inclusão na Universidade. E, fora que, é uma necessidade, sabendo que é uma demanda social que não tem como a gente fugir, ou seja, a TV UFMA incorpora isso, por ser uma TV educativa, e a nossa estratégia é fortalecer esse diálogo com a comunidade trazendo essas temáticas para discussão, para abordar e levar essa exposição ao público”, ponderou Josie Bastos.

Um outro ponto destacado pela professora é a respeito do CanalParatodos, em que os alunos são envolvidos em todas as etapas de produção. Além disso, ela destaca também, além do produto ser informativo, é um produto para a sociedade, e auxilia na formação dos alunos. “A gente envolve os alunos de comunicação para todas as etapas de produção, Ou seja, eles roteirizam, produzem, apresentam. Além de ser um produto informativo, é um produto para a sociedade, e nos auxilia na formação dos alunos”, declarou Josie Bastos.

Atualmente, o projeto CanalParatodos conta com três programas que abordam a temática de acessibilidade: o quadro “Vamos Falar de Acessibilidade, voltado para as mídias sociais, que já está na sua segunda temporada, com apresentação e produção dos alunos do curso de Comunicação Social, com deficiência visual ( acesso no canal do youtube) , e outros programas como o Dicas de Libras, cujo a proposta do programa é criar um espaço educativo e informativo do processo de aprendizagem em Libras (Linguagem brasileira de Sinais). Por fim, o projeto conta ainda com o programa de notícias CanalParatodos, com temáticas voltadas à inclusão, e com uso de recursos acessíveis como a Janela em libras e audiodescrição, (AD), ainda em fase de edição e pós-produção.  

Saiba mais:

Projeto Canal Paratodos - uma proposta de inclusão nos espaços e produções da TV UFMA  

As atividades se desenvolvem no ambiente da TV universitária, campo de formação e experiências práticas de alunos de curso de Comunicação e áreas afins. O trabalho se constitui em dois principais eixos: de formação interdisciplinar e de campo de práticas de produção audiovisual.  Para além do Interprograma Dicas em Libras, o projeto contempla outras produções com temáticas de acessibilidade como "Vamos Falar sobre Acessibilidade", voltado para as mídias sociais, atualmente (2022) roteirizado, produzido e apresentado por alunos do curso de Comunicação com deficiência visual,  e o programa de notícias Canal Paratodos, com temáticas voltadas à inclusão, e com o uso de recursos acessíveis como a Janela em libras e Audiodescrição (AD), ainda em fase de edição e pós-produção.

TV UFMA

Sintonize na TV UFMA, no canal aberto 16.1 digital, na NET-Claro, canal 17, SKY, canal 316 e TVN, canal 16. Acesse também o novo site da TV UFMA, que agrega informações jornalísticas, programação diária da emissora e conteúdo dos programas. O telespectador também poderá encaminhar mensagens e sugestões de pautas pelo site. Por meio das redes sociais e do canal do Youtube, é possível acompanhar, ao vivo, a transmissão do telejornal da emissora, o JTV-UFMA, que vai ao ar de segunda a sexta-feira, a partir das 13 horas, sob o comando da jornalista Ana Thereza Viegas.