Notícias

TV UFMA é destaque no Fórum Nacional de TVs Universitárias

Diálogos sobre Diversidade e Democracia. Esse é o tema do XVIII Fórum Brasileiro de Televisão Universitária que acontece de 18 a 20 de outubro em Salvador.  O evento é realizado em parceria com a Associação Brasileira de Televisões Universitárias (ABTU) e tem o objetivo de valorizar a democracia e o desenvolvimento de uma TV pública de qualidade.

A TV UFMA foi selecionada em nível nacional para apresentar na Mostra Especial do evento, como destaque, na categoria formato, um programa de sucesso da sua grade de programação: o JTV UFMA.

Criado pela jornalista Cecília Leite, Diretora Geral da TV, o telejornal, no ar desde 2021, é estruturado com uma proposta multiplataforma, com quadros produzidos para serem replicados nas mídias sociais, o que amplia o acesso ao conteúdo e permite maior interação do público. Os quadros abordam ciência, cultura, cidadania, informação e prestação de serviço, com participação de especialistas das mais diversas áreas. “Ter o nosso telejornal selecionado em nível nacional pela mostra da ABTU é um importante reconhecimento da qualidade do trabalho que vem sendo desenvolvido pela equipe da TV UFMA”, declara a diretora.

O JTVUFMA é também o primeiro telejornal do Maranhão a oferecer recursos de acessibilidade em Libras, dentro da proposta de inclusão adotada pela emissora.

Exibido, ao vivo, de segunda a sexta, às 12h30, o JTVUFMA vai ao ar também às 18:30,  em versão resumida (Destaques JTV UFMA) e traz matérias produzidas por jornalistas e alunos bolsistas dos cursos de comunicação da UFMA.

Além do telejornal, a TV UFMA produz cerca de 5h de programação autoral, exibida tanto no canal aberto digital 16.1, como em múltiplas plataformas e nos canais fechados ( NET: canal16; SKY: canal 316 e TVN: canal 16).

Vale ressaltar que a emissora universitária também se destaca por sua atuação na formação de futuros profissionais da comunicação, sendo o veículo com o maior número de vagas para estágio em todo o Estado.

Por: TV UFMA