Notícias

Professores da UFMA estudam o uso da juçara na cura do câncer

Outubro é o mês dedicado à prevenção contra o câncer, mais especificamente o câncer de mama e colo do útero. De acordo com o INCA, somente nesses dois tipos de casos, o Brasil por ano contabiliza mais de 80 mil novas notificações. Sendo assim, pesquisas relacionadas à cura da doença são importantes. Por isso, o estudo que vem sendo desenvolvido com o caroço da juçara anima pesquisadores.

Com financiamento da FAPEMA, a pesquisa une professores da UFMA, UEMA e Unicamp e analisa o potencial curativo do óleo do caroço do fruto e suas propriedades fitoquímicas, com atividades antioxidante, anti-inflamatória e antitumoral.

O projeto de pesquisa resultou na tese de doutorado do professor Marcos Antônio Custódio, intitulada Avaliação da atividade antitumoral da juçara (Euterpe oleracea mart) em modelos in vitro e in vivo de câncer” e será o tema do Em Dia com a Ciência, quadro que vai ao ar amanhã (25), às 12h30, no JTVUFMA.

Segundo o IBGE, em 2022, foram produzidos 1.699.588 toneladas de juçara, o que gerou para o país uma renda de R$ 6.166.252,00. No entanto, o caroço do fruto quase sempre é descartado. Com a pesquisa, surge um potencial de uso de alto valor, proporcionando esperança a milhares de pessoas que todos os anos enfrentam a doença. A pesquisa vem apresentando resultados significativos tanto na prevenção quanto na cura do câncer de mama, de colo do útero, de próstata e caminha para obter resultados contra o câncer de intestino.