Reportagem JTV UFMA

Núcleo de altas habilidades estimula alunos

O espaço é estruturado para aprimorar as habilidades de estudantes de forma multidisciplinar

Há 13 anos, o Núcleo de Atividades de Altas Habilidades/Superdotação acolhe estudantes da rede pública. É um espaço voltado para o atendimento de estudantes com Altas Habilidades ou Superdotação, matriculados no sistema público de ensino. O objetivo é estimular e desenvolver as potencialidades criativas e o senso crítico desses estudantes, para que seus talentos não sejam desperdiçados. Saiba mais na reportagem de Luciana Rodrigues para o JTV UFMA.

Em todo o Brasil, de acordo com o Censo Escolar 2020, há 24.424 estudantes com perfil de altas habilidades/superdotação matriculados na educação especial, mas o número real pode ser ainda maior.

Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), 5% da população têm algum tipo de alta habilidade ou superdotação. Já de acordo com o Ministério da Educação (MEC), se forem considerados os mais de 47 milhões de alunos da educação básica (Censo Escolar, Inep 2020) cerca de 2,3 milhões de estudantes devem compor esse grupo.

O índice de identificação desse segmento ainda é baixo no Brasil, porque acredita-se que existem muitos mais estudantes com altas habilidades ou superdotação do que o número geralmente revelado no Censo Escolar.  Esse é o principal desafio para a área na Educação Especial: identificar precocemente esses estudantes e oferecer atendimento adequado, com serviços e recursos especializados.

Estudantes que se destacam pela capacidade precoce de resolver cálculos complexos, produzir textos bem estruturados ou talentosos artistas matriculados no sistema público de ensino são direcionados para  o Núcleo de Atividades de Altas habilidades/Superdotação “Joãosinho Trinta” - NAAH/S que  é um local preparado para auxiliar no desenvolvimento desses estudantes, de forma multidisciplinar.

Esse atendimento tem por finalidade, oferecer aos estudantes talentosos a oportunidade de desenvolver seu potencial tanto para ampliar quanto para aprofundar estudos de seu interesse, com autonomia cognitiva e moral elevando seu pensamento crítico e autoconceito positivo.

Para a estudante Naiara Silva, o Núcleo de Altas Habilidades teve uma grande importância na sua formação, pois a escola não é um espaço onde é possível desenvolver habilidades específicas. E se diz motivada desde a sua participação no espaço. “Realmente é uma motivação, uma alegria muito grande fazer aquilo que a gente tem habilidade”, comenta a estudante.

Reportagem exibida no JTV UFMA.