Notícias

Reportagem TV UFMA

Luto e o impacto da pandemia de COVID 19

No Brasil 688 milhões de pessoas foram vítimas da COVID 19 e o pais já registrou 34.857.648 casos da doença desde o início da pandemia
error while rendering collective.nitf.image

O luto é um processo natural da vida e corresponde às respostas construídas pelos sujeitos às perdas sofridas ao longo da vida, em seu livro Notas sobre o Luto, a autora Chimamanda Ngozi Adichie afirma que o luto  é uma forma cruel de aprendizado. No entanto, os significados e os rituais de passagem entre a vida e a morte são muito diferentes entre as sociedades e  variam conforme à cultura, a religião além de outros fatores.  

A pandemia de COVID-19, iniciada em dezembro de 2019, reconfigurou a experiência humana de forma profunda em diversos aspectos, inclusive na forma como os indivíduos lidam com a morte. Nesse contexto onde o contato com outros seres humanos representava uma ameaça, aqueles que perderam pessoas amadas, muitas vezes não conseguiram vê-las, realizar rituais fúnebres ou ainda receber o acolhimento de pessoas próximas diante da perda. A morte estava cada vez mais próxima e presente no cotidiano, acontecendo de maneira inesperada e precoce o que potencializava os riscos de sofrimento e as dificuldades no processo de elaboração do luto.

“Como é possível o mundo seguir adiante, inspirar e expirar de modo idêntico, enquanto dentro da minha alma tudo se desintegrou?” é o que pergunta a autora nigeriana Chimamanda, pensando nisso a TV UFMA selecionou alguns materiais que podem ajudar a compreender esse processo e oferecer alternativas à quem possa estar passando por ele: