Reportagem JTV UFMA

ENEM será realizado em novembro em todo Brasil

Cerca de 3,4 milhões de candidatos estão inscritos no Exame Nacional do Ensino Médio, a principal porta de entrada do ensino superior no país. As provas estão marcadas para 13 e 20 de novembro

Quando o  Exame Nacional do Ensino Médio surgiu, em 1998, seu objetivo era avaliar  o desempenho escolar dos estudantes da educação básica. A partir de 2009, no entanto, foi transformado em uma ferramenta de acesso e com o passar dos anos vem se consolidando como a principal porta de entrada de milhares de estudantes brasileiros para as instituições de educação superior nacional e internacional.

Segundo dados divulgados pelo INEP, neste ano 3.396.632 pessoas se inscreveram para fazer as provas, dentre elas 3.331.566 optaram por fazer a prova impressa e  65.066 a digital.  O quantitativo é superior à edição de 2021, mas continua sendo  um dos mais baixos desde 2007. Entre os participantes, 59,7% foram isentos do pagamento da taxa de inscrição e 40,3% pagaram o valor de R$85,00 para participar.

Os locais de prova foram divulgados desde outubro e podem ser acessados a qualquer momento na Página do Participante através do Cartão de Confirmação de Inscrição.

As provas serão realizadas em dois domingos como de costume, no primeiro dia do Exame (13)  serão aplicadas as provas de linguagens, códigos e suas tecnologias, ciências humanas e suas tecnologias e também a redação.  Já no segundo dia, será a vez das provas de ciências da natureza e suas tecnologias e matemática e suas tecnologias. Cada área do conhecimento terá 45 questões de múltipla escolha.

Confira no infográfico o que você pode levar no dia da prova: