Notícias
JTV UFMA
Acervo de Arthur Azevedo, disponível para visitação
Num cenário cheio de belezas históricas, o Palácio dos Leões recebe a exposição "20 anos de Arthur Azevedo, 20 anos de revisitação". A coleção exposta conta com aproximadamente 16 mil peças, entre gravuras, livros, pinturas, esculturas e enciclopédias que pertenciam ao teatrólogo, jornalista, contista e poeta maranhense Arthur Azevedo, conhecido pela representatividade literária e um grande apreciador e colecionador de obras de artes. O acervo conta também com obras de diversos artistas nacionais e internacionais como Victor Meirelles, Antônio Parreiras, Augusto Off, Louis Lartigau, Goya e Rembrandt.
O acervo foi adquirido pelo Governo do Estado, em 1910, e por mais de noventa anos ficou à disposição em diversas casas de culturas do Maranhã. Neste ano, o acervo retorna para o Palácio dos Leões, depois da assinatura de um decreto, do então chefe da Casa Civil, Carlos Brandão, atual governador do Maranhão.
A nutricionista Suênia Nunes, uma das visitantes, conta que a exposição é muito bonita. " A história que a gente estava ouvindo agora, eu não sabia de nada , fiquei muito impressionada todos os detalhes do local, a tradição que fica e que repassa para todos os visitantes", explica.
Os responsáveis por receber os visitantes foram treinados para proporcionar uma experiência inclusiva, e o local dispõe de acessibilidade para cadeirantes , audiodescrição e intérprete de libras.
A visitação acontece das 9h às 17h da tarde, de terça a domingo, no Palácio dos Leões, localizado no Centro Histórico da cidade.
A reportagem de Luciana Rodrigues, exibida no JTV UFMA, mostra ainda mais dessa experiência memorável.