Notícias

Jovem realiza sonho de cursar medicina

Estudando sozinho em casa até oito horas por dia

Com uma rotina intensa de estudos desde de 2021, no auge da pandemia e estudando de seis a oito horas diárias de domingo a domingo, para alcançar o seu objetivo, Arthur Mendes, conseguiu ser aprovado em primeiro lugar no curso de medicina da UFMA.

“Acredito que os principais credores , incentivadores foram os meus pais que  desde  do inicio eles me incentivaram a estudar e trabalhar", contou Arthur.

Filho de um trabalhador autônomo e de uma professora, Arthur é de família humilde, nascido e crescido na comunidade da Cidade Operária, bairro periférico de São Luís. Com índices de criminalidade consideráveis, ele precisou driblar tudo isso para fugir da estatística  e viver o sonho de se tornar médico.

Arthur já tinha uma formação acadêmica em Engenharia Elétrica, mas o sonho de estudar medicina o acompanhava desde do Ensino Fundamental, foi então quando ele decidiu estudar para fazer vestibular e percebeu que sua rotina precisaria ser completamente alterada e nesse  momento o apoio dos pais foi fundamental, pois o mesmo teve que largar o emprego que ajudava nas despesas em casa para se dedicar cem por cento aos estudos.

“Eles me incentivaram a ir atrás do meu sonho, foi um pouco difícil porque a gente está acostumado, a quando terminar a graduação, ir logo para o mercado de trabalho. Foi um pouco trabalhoso pois tive que parar, voltar a estudar, ficar de cara com os livros, mas deu certo”, comentou. 

Embora aprovado na categoria ampla concorrência, o calouro do Curso de Medicina sempre estudou em escola pública e desde criança entende o valor da educação como um instrumento de mudança de vida.

Confira a reportagem exibida no JTV UFMA, do repórter Robert Oliveira