Descubra as maravilhas da ciência de forma fácil

Noticia

Se você acha que ciência é algo de laboratório e não serve pra você, pense de novo. A TV UFMA em parceria com a disciplina de Direção de TV, do Departamento de Comunicação Social, criaram o "No Foco da Pesquisa", um programa que aproxima o público das pesquisas em andamento na universidade, trazendo pesquisadores de várias áreas para expor seus trabalhos e discutir sobre a contribuição do avanço científico em sua área.

O programa conta com a apresentação da professora do Departamento de Comunicação Social da Universidade Federal do Maranhão, Dra. Josie Bastos, com entrevistas de profissionais de diversas áreas para um debate amplo e mais acessível para o público.

A professora comenta que “a sociedade em geral sabe que a pesquisa existe, sabe que a universidade produz, mas ela não se envolve, então a gente precisa falar sobre isso”. Esse é o ponto principal do No Foco com a Pesquisa: aproximar sociedade dos trabalhos produzidos na universidade, com uma apresentação leve e facilitando a compreensão de conceitos científicos que possam afastar o telespectador.

A ideia surgiu de um outro programa que trazia falas de estudiosos de doutorado, foi a partir disso que Josie pensou em uma abordagem mais lúdica, entrevistando pesquisadores de Pós-Graduação, da Iniciação Científica e de grupos de pesquisa da graduação.

A apresentação traça os perfis de cada um dos entrevistados, mostrando o porquê de escolherem aquele estudo, quem são eles, e qual interesse de cada um em seu trabalho, humanizando a prática científica e aproximando o telespectador do assunto.

“É um programa por temporadas, quem faz a produção e gravação são os alunos da disciplina, juntamente com a equipe técnica do Departamento de Comunicação, a TV UFMA entra na pós produção e transmissão do programa na programação”, comenta Josie Bastos. O programa já tem sua primeira temporada com 4 episódios cheio de entrevistas com professores e alunos comentando sobre ciência, inovação e conhecimento.

Ficou interessado? Para saber mais sobre o conteúdo, episódios e temas, acesse o perfil no Instagram: @nofocodapesquisa.ufma.