Notícias

A história viva narrada por radialistas

Notícia

“Histórias do Rádio” é um programa da T.V. UFMA que dá voz aos profissionais de comunicação mais antigos, mostrando suas influências e trabalhos feitos em um período em que o curso de Comunicação Social do Maranhão ainda estava iniciando.

Mostrando relatos importantes de pessoas com uma grande experiência na profissão, o programa faz uma viagem no tempo e conta um pouco da história radiofônica do Maranhão. Para falar mais sobre o assunto, entrevistamos o radialista, jornalista e apresentador do “Nas Ondas do Rádio”, Adalberto Júnior, que conta como é feito o programa e o que ele representa.

Adalberto conta que o programa “faz um resgate histórico desses profissionais que trabalham e trabalharam no rádio maranhense e que influenciaram toda uma geração. São comunicadores que produzem desde a década de 1970”.

Para ele, a fala dessas pessoas é importante porque “traz uma carga de vivência e experiências em rádios FM 's e AM' s. São profissionais de um período que não havia formação superior, ingressavam nos meios de comunicação como autodidatas”.

O jornalista entende que o programa é importante porque possui uma série de entrevistas que mostram o percurso do passado e presente do rádio maranhense, os desafios da profissão, as novas ferramentas utilizadas e o perfil atual do radialismo.

Diz ainda que sente grande prestígio em participar do programa porque valoriza os profissionais que criaram a base dos programas de rádio do Maranhão. A honra é maior porque o apresentador também é radialista e consome bastante conteúdo radiofônico.

“Nas Ondas do Rádio” é produzido e transmitido pela T.V. UFMA e vai ao ar às terças feiras, 18h30min, no canal 16 UHF digital.