Notícias

Censo brasileiro 2022 é um dos maiores do mundo

Funcionários do IBGE já podem ser vistos fazendo a pesquisa nos bairros de São Luis

 

O Censo é uma pesquisa realizada a cada 10 anos pelo IBGE, e a última foi feita em 2010. O levantamento realiza uma ampla coleta de dados sobre a população brasileira e permite traçar um perfil socioeconômico do país. Programado para acontecer em 2020, o Censo está sendo realizado com dois anos de atraso em razão da pandemia de Covid-19 e de cortes orçamentários. A repórter Bel Soares te conta mais nesta reportagem para o #JTVUFMA

A coleta para o Censo Demográfico 2022 nos 5.570 municípios do país começou. Os recenseadores do IBGE vão visitar 89 milhões de endereços, sendo 75 milhões de domicílios. A estimativa é de que sejam contadas cerca de 215 milhões de pessoas.

 O Censo brasileiro é uma das maiores operações censitárias do mundo. No auge da operação, em torno de 183 mil recenseadores vão trabalhar  em todos os 5.570 municípios do país. Ao todo, são 452.246 setores censitários urbanos e rurais, 5.972 localidades quilombolas, 624 terras indígenas, 11.400 aglomerados subnormais e 5.778 grupamentos indígenas.

Serão aplicados dois tipos de questionário: o básico, com 26 quesitos, leva em torno de 5 minutos para ser respondido. Já o questionário ampliado, com 77 perguntas e respondido por cerca de 11% dos domicílios, leva cerca de 16 minutos.

Para seu José Maria, um dos milhares de maranhenses que recebe os recenseadores em sua casa, o censo deve servir para abrir os olhos dos governantes sobre a realidade dos brasileiros. Já Mayara Fontes, recenseadora, afirma que o Censo é uma oportunidade de aprender sobre a realidade do país, além de ser uma fonte de renda para quem está desempregado ou vivendo de trabalhos temporários.

A tecnologia é uma grande aliada neste ano e vai garantir mais agilidade e segurança. O censo de 2022 também traz novidades na coleta de dados, pela primeira vez será possível saber quantos brasileiros têm autismo no Brasil e quilombolas poderão se identificar assim. Os dados levantados  pelo Censo, que fazem um desenho do Estado e do País podem revelar mais aspectos do impacto da pandemia de covid19 e direcionar políticas públicas e recursos de acordo com a necessidade de cada região.

A pesquisa deve ser concluída até o fim de outubro para dar início a outra fase, a de análise. A entrega dos resultados está prevista para final de 2022

Por Núcleo de Mídias Sociais - São Luis, MA

Edição do texto: Sylmara Durans / Asmynne Barbosa

 Você pode acompanhar nossa programação através do canais:

📱Canal Aberto 16.1 HD

📱NET/Claro Tv: Canal 17

📱Sky: Canal 316

📱TVN: Canal 16

📱E nas redes sociais:

instagram: (@tvufma) https://www.instagram.com/tvufma/

twitter: (@tvufma).