Notícias

Reportagem TV UFMA

5 curiosidades da Copa no Catar

O maior campeonato de futebol do mundo começou no dia 20 de novembro e vai até o dia 18 de dezembro, a final acontecerá no Estádio de Lusail, em Doha, capital do Catar.

A Copa do Mundo FIFA de 2022 está na sua 22ª edição e pela primeira vez acontece no Oriente Médio, o Catar é o anfitrião da vez. O maior campeonato de futebol do mundo começou no dia 20 de novembro e vai até o dia 18 de dezembro, a final  acontecerá no Estádio de Lusail, em Doha, capital do Catar.

Ao total 32 equipes participarão do torneio, divididas em oito grupos de quatro times são elas: Qatar, Equador, Senegal, Holanda, Inglaterra, Irã, Estados Unidos, País de Gales, Argentina, Arábia Saudita, México, Polônia, Dinamarca, Tunísia, França, Austrália, Alemanha, Japão, Espanha, Costa Rica, Bélgica, Marrocos, Croácia, Canadá, Brasil, Sérvia, Suíça, Camarões, Coreia do Sul, Gana, Portugal e Uruguai. É a última vez que a Copa acontece nesse formato, a partir de 2026 o número deve aumentar em 2026, e o torneio passará a receber 48 equipes.

Devido às condições climáticas do Catar a copa teve que ser atrasada em 6 meses, é a primeira vez que acontece no final do ano. 

O Brasil estreia na Copa no dia 24 de novembro, às 16 horas(horário de Brasília), e vai jogar contra a Sérvia. O clima de instabilidade política no Brasil interfere na relação dos brasileiros com o mundial e também nas suas expectativas. 

Conheça 5 curiosidades desta Copa:

1- Você sabe qual é mascote de 2022?
La'eeb é o nome do  mascote da Copa do Catar 2022, ele representa o Keffiyeh, lenço usado costumeiramente na cultura árabe. Segundo a FIFA a palavra árabe significa "jogador super habilidoso".

2 - Qual a música da Copa? 

Até agora já foram divulgadas 4 músicas oficiais, dentre elas 'Hayya Hayya (Better Together)' a primeira música oficial da Copa do Catar. Gravada  pelo cantor americano Trinidad Cardona, o artista nigeriano Davido e a cantora pop Aisha. Ouça a música a seguir:  

  

3 - Qual a bola da Copa?

 "Al Rihla" é o nome da bola que estará em campo este ano, a palavra em árabe significa “A jornada”. Foi desenvolvida pela e promete ser a bola mais veloz de todos os tempos, sem perder estabilidade. Seu design foi insipirado em elementos da cultura árabe. 

 

4 - Qual será o prêmio da competição?

A FIFA vai distribuir cerca de US$ 209 milhões aos clubes que cederem jogadores para a Copa do Mundo. Cada time deve receber US$ 10 mil por dia de jogo. o grande campeão receberá a premiação de 42 milhões de dólares em razão do título mundial. O vice-campeão receberá 30 milhões de dólares.

O troféu da Copa do Mundo de 2022 é a Taça FIFA, o campeão da Copa do Mundo fica com ele por quatro anosApós este período ele recebe uma réplica da original.

 

5 - Que história é essa de violação aos direitos humanos?

O Mundial do Catar vem sendo bastante criticado e recebendo acusações graves de violação aos direitos humanos. Segundo investigações mais de 6500 trabalhadores imigrantes da  Índia, Paquistão, Nepal, Bangladesh e Sri Lanka podem ter morrido por falta de segurança e por exposição a altas  temperaturas durante a construção dos estádios que receberão os jogos do mundial no Catar.

Além disso,  o fato de relacionamentos entre pessoas do mesmo sexo serem ilegais no Catar, com punições que variam de multas à pena de morte, fizeram com que jogadores de diversas seleções se manifestassem, utilizando uma braçadeira com um logotipo de arco-íris da OneLove, campanha que promove inclusão e igualdade.

Outros protestos foram vistos por parte dos jogadores, como em uma partida das Eliminatórias da Copa, em que  jogadores noruegueses utilizaram camisas que juntas tinham a frase "Direitos humanos dentro e fora do campo".