Perguntas Frequentes Sobre Uso da Credencial no RU de São Luís

Perguntas frequentes e suas respostas.

 

*Para fins deste documento, chamaremos o cartão de acesso único (CAU), simplesmente de credencial. A credencial pode ser física (cartão de plástico) ou provisória (gerada no sistema no fim de uma solicitação, que contém um código de barras  e que pode ser impressa).

 

Quem tem acesso ao RU de São Luis, usando a credencial:

  • Alunos regulares de graduação,mestrado e doutorado (curso presencial e sem convênio) de São Luís;

  • Alunos de mobilidade acadêmica - graduação (nacional ou internacional, de outra instituição p/ a UFMA);

  • Alunos EAD regulares de  graduação (curso a distância e sem convênio) do pólo São Luís;

  • Alunos de mestrado e doutorado  (REDE) semi-presencial e sem convênio da cidade de São Luís;

  • Alunos do ensino médio e técnico do COLUN;

  • Servidores técnico-administrativos e docentes;

  • Colaboradores terceirizados com credencial;

  • Alunos PNPD com credencial;

  • Alunos UNITI com credencial;

Obs: Colaboradores, alunos PNPD e alunos UNITI* são previamente informados à DSI  / STI por seus superiores ou responsáveis pelo projeto ou unidade. Após isso, a solicitação da credencial pode ser feita no sistema pelo próprio usuário. *No caso específico da UNITI, existe um perfil no sistema que realiza os procedimentos para os usuários.

 

Quanto cada um paga por refeição?

GRUPO VALOR COBRADO PELO ALMOÇO(R$) VALOR COBRADO PELO JANTAR(R$)
VISITANTE 14,18 13,95
ALUNO BOLSISTA INTEGRAL 0,0 0,0
ALUNO GRAUAÇÃO 1,25 1,25
ALUNO COLUN (MÉDIO E TÉCNICO) 1,25 1,25
ALUNO PÓS-GRADUAÇÃO (MESTRADO E DOUTORADO) 3,0 3,0
TÉCNICO-ADMINISTRATIVO 14,18 13,95
DOCENTE 14,18 13,95
ALUNO PNPD 14,18 13,95
TERCEIRIZADOS 14,18 13,95
UNITI 14,18 13,95

 

Minha credencial não foi reconhecida ou validada pelo sistema quando tentei comprar créditos ou acessar o restaurante. O que houve?

 

Existem várias possibilidades:

  • Seu vínculo com a UFMA pode ter encerrado;
  • O seu tipo de vínculo pode não ter acesso ao restaurante com a credencial;
  • O código de  barras da provisória pode estar com a qualidade de impressão ruim;
  • A credencial pode estar antiga e desbotada ou com chip queimado;
  • A sua credencial pode estar bloqueada temporariamente por falta de comprovação de pagamento de segunda via (caso seja uma segunda via);

 

O que fazer quando a minha credencial está em condições ruins e não consegue ser lida ou detectada?

 

Neste caso é preciso solicitar uma segunda via. Para a emissão de segunda via é cobrada uma taxa e o pagamento é feito via GRU emitida pelo sistema, na tela de consulta/acompanhamento de requisições de credencial. Deve-se apresentar o comprovante de pagamento da GRU no setor de entrega de credenciais em até 3 dias úteis.

 

Em caso de perda da credencial que possui crédito, como proceder?

 

O requerente pode bloquear a credencial no sistema.

Depois, o solicitante deve solicitar outra credencial e emitir a credencial provisória. O crédito será transferido para a nova credencial.

 

Em quanto tempo devo realizar o pagamento da GRU após solicitar segunda via da credencial?

 

O pagamento deve ser realizado em três dias úteis. Após esse período, se não houver o pagamento e apresentação do comprovante para compensação, a credencial provisória será bloqueada. O status apresentado no sistema será PENDENTE_COMPENSAÇÃO. A apresentação do comprovante deve ser feita no mesmo local de entrega das credenciais. (Atualmente é na PROAES)

 

Por quanto tempo utilizarei a credencial provisória?

 

Enquanto o solicitante não receber a sua credencial física definitiva. Vale destacar que a provisória será bloqueada quando a credencial física estiver no status PENDENTE_ENTREGA, para que se dirija ao setor de entrega e faça a retirada. Também será enviado um e-mail informando que está na hora de receber a credencial física. A retirada da credencial é presencial e exige a senha do solicitante.

 

Solicitei a credencial no sistema. Onde posso acompanhar o andamento da solicitação?

 

No mesmo menu de “Cartão de Identificação”, existe a opção de “Consultar Requisição/Imprimir Credencial”, onde é possível ver o status da solicitação e imprimir a provisória. O menu “Cartão de Identificação” pode ser acessado pelo SIGAA, pelo SIPAC ou pelo SIGRH, como nas imagens a seguir:

SIGAA: Portal Discente, Menu Outros

 

SIPAC: Portal administrativo, Menu Outros




SIGRH: Menu Serviços

 


Quais são os status possíveis da requisição / solicitação de credencial?

 

Status visível pelo usuário Status interno no sistema Significado
PENDENTE_VALIDAÇÃO_FOTO PENDENTE_VALIDAÇÃO_FOTO A requisição foi feita e está aguardando a validação de foto dentro do padrão
FOTO_REPROVADA FOTO_REPROVADA A foto submetida foi reprovada e deve ser alterada. O usuário pode consultar a requisição no sistema e alterar a foto.
PENDENTE_EMISSAO_GRU PENDENTE_EMISSAO_GRU É uma segunda via e a GRU ainda não foi emitida. O usuário pode consultar a requisição no sistema e emitir a GRU, pagar , e mostrar o comprovante no mesmo setor onde é feita a entrega para que seja registrado o pagamento no sistema e a requisição prossiga seu fluxo.
PENDENTE_COMPENSAÇÃO PENDENTE_COMPENSAÇÃO A GRU já foi emitida mas o pagamento ainda não foi registrado. O usuário deve apresentar o comprovante.
FORMANDO_LOTE FORMANDO_LOTE A requisição está aguardando um lote ser formado com a quantidade mínima para ser enviada ao fabricante.
EM PRODUÇÃO ENVIADA_PRODUÇÃO Requisição Enviada para o fabricante
EM PRODUÇÃO PRODUZIDA Credencial fabricada e ainda será enviada a UFMA
EM PRODUÇÃO RECEBIDA Credencial chegou na UFMA e teve seu código interno gravado no chip
PENDENTE_ENTREGA PENDENTE_ENTREGA Credencial está no setor de entrega, aguardando que o usuário vá receber.
FINALIZADA FINALIZADA A credencial já está na posse do usuário final
CANCELADA CANCELADA A requisição foi cancelada por algum motivo.

Obs: o cancelamento pode ocorrer automaticamente por vários motivos (temporariamente ou definitivamente, por exemplo, pelo fim da matrícula no curso). Tente consultar o andamento da sua requisição e/ou consultar o extrato do RU no sistema, onde pode aparecer o motivo. Se mesmo assim, o motivo não estiver claro, abra um chamado para esclarecimento de dúvida (saiba como abrir um chamado no fim desta página).

Não consigo gerar a credencial provisória, o sistema diz que no momento não é permitido emitir para o meu vínculo. O que houve?

 

Atualmente a credencial provisória serve unicamente para acesso ao RU de São Luís. Se o seu tipo de vínculo não tiver acesso ao RU de São Luís, o sistema mostrará essa mensagem, pois não faz sentido emitir a provisória. Porém, alunos de graduação, mestrado e doutorado de outros campi podem acessar o restaurante de São Luís comprando ticket avulso no mesmo preço que pagariam se usassem a credencial. Para comprar o ticket, basta apresentar seu comprovante de matrícula que pode ser emitido no SIGAA.



Meu vínculo está ativo normalmente, porém minha credencial não funciona mesmo assim. O que fazer?

 

 Se nenhuma das perguntas anteriores corresponde à sua situação, abra um chamado junto à STI através do endereço “atendimento-sti.ufma.br”. Dentre as categorias de serviço disponíveis, selecione "SUPORTE A SISTEMAS-> CARTÃO DE ACESSO ÚNICO->DÚVIDAS" ou  "SUPORTE A SISTEMAS-> CARTÃO DE ACESSO ÚNICO->ERRO OU FALHA" e descreva  o que aconteceu com o máximo possível de detalhes.  Você também pode, opcionalmente, deixar a credencial física que não funciona no setor de suporte e atendimento a sistemas ou, excepcionalmente, na recepção, para que seja feita uma avaliação mais completa. O caso será analisado e a interação com o usuário será feita pelo sistema de atendimento (atendimento-sti.ufma.br). Caso seja necessário a presença do usuário no setor para realização de algum procedimento ou devolução da credencial, isso será informado  pelo sistema ou via email. Enquanto isso, emita um comprovante de matrícula no SIGAA ou declaração funcional no SIGRH e faça a compra de Ticket avulso para acessar o restaurante pagando o preço correspondente à sua categoria de usuário.