Notícias

UFMA realiza solenidade em homenagem aos dez anos do Bacharelado Interdisciplinar em Ciência e Tecnologia

publicado: 23/06/2023 15h54, última modificação: 25/06/2023 11h19
UFMA realiza solenidade em homenagem aos 10 anos do Bacharelado Interdisciplinar em Ciência e Tecnologia

Na quinta-feira, 22, a Universidade Federal do Maranhão promoveu um evento em comemoração aos dez anos do seu Bacharelado Interdisciplinar em Ciência e Tecnologia (BICT). Realizada no Auditório Central da Reitoria, a solenidade reuniu alunos, professores, técnicos e gestores, a fim de celebrar aqueles que fizeram parte da história do curso, desde sua concepção até a primeira turma de formandos. 

A cerimônia teve início por volta das 19 horas. Na mesa, estavam presentes o reitor da universidade, professor Natalino Salgado Filho; o pró-reitor de ensino, professor Romildo Sampaio; o superintendente de Infraestrutura da UFMA, professor Marcos Aurélio Araújo Santos;  o diretor do Centro de Ciências Exatas, professor Auro Atsushi Tanaka; o Coordenador do BICT, professor Igo Torres Lima; o professor Aldir Araújo Carvalho Filho, que atuou como pró-reitor de Ensino da UFMA à época da criação do curso; e o presidente do Centro Acadêmico BICT, Yuri David do Nascimento Fernandes.

Para o coordenador do BICT, professor Igo Torres Lima, o momento representa um marco importante para este curso, mesmo estando entre os mais recentes na história da Universidade, já esbanja valiosas conquistas. “Conseguimos avançar bastante nesse período. Hoje temos um quantitativo de 1800 alunos e 43 professores. Temos novos Cursos de Engenharia que nasceram e estão se fortalecendo junto ao BICT. Temos egressos que já concluíram a Pós-Graduação em nível de Mestrado,  muitos já inseridos no mercado de trabalho. Estamos colhendo os frutos desses dez anos, planejando novas turmas para os anos que virão e,  para nós, isso é motivo de muito orgulho”, afirmou.

De acordo com o professor e superintendente de infraestrutura da UFMA, Marcos Aurélio Araújo Santos, o BICT é o primeiro curso no Maranhão a implantar o modelo de currículo interdisciplinar em dois ciclos, sendo o primeiro voltado para uma formação tecnológica mais ampla e abrangente. Após concluir esta etapa,  os alunos passam para o segundo ciclo, podendo escolher uma entre seis áreas da engenharia: Civil, Ambiental e Sanitária, da Computação, Mecânica, Aeroespacial e de Transporte. 

“É um modelo inovador, que cresceu muito ao longo desses dez anos. Atualmente, temos dois Programas de Mestrado, um em Tecnologia e Meio Ambiente e outro em Engenharia Aeroespacial, e, com certeza, temos contribuído muito para o desenvolvimento econômico do estado", comentou Marcos Aurélio.

A solenidade prestou homenagem aos egressos da primeira turma de formandos do BICT bem como aos seus primeiros técnicos e coordenadores. Um dos homenageados da noite foi o professor José Renato de Oliveira, que coordenou o curso durante seis anos. Ao lado dos amigos e colegas de trabalho, o professor agradeceu o reconhecimento pelo tempo que se dedicou à atividade da coordenação. 

“Nós aceitamos o desafio de construir esse modelo de uma forma convincente diante de uma linha muito conservadora, que é a de engenharia, e conseguimos convencer a sociedade e a Universidade de que este é um modelo de ensino eficiente, moderno e dinâmico. Sou apaixonado pela ideia desse curso, e ter o reconhecimento deste trabalho que desenvolvemos é muito gratificante”, ressaltou Oliveira.  

Ao longo da noite, os reencontros trouxeram os tempos de Universidade de volta à memória dos ex-alunos. Thiago Henrique Pinheiro, que estava entre os egressos presentes, obteve seu diploma em 2016, optando pela especialização na área de Engenharia Civil. Para Pinheiro, a homenagem evoca sentimentos de felicidade e satisfação em participar desta primeira década do Bacharelado.

“Estar aqui hoje, depois de quase meia década, significa muito. Tive a honra de participar da primeira turma, lá em 2013, e encontrar as pessoas que se formaram comigo traz muitas lembranças boas. O BICT é um curso inovador, que integra várias áreas, e hoje, já inseridos no mercado de trabalho, a gente consegue perceber, na prática, os benefícios dessa abordagem, pois o mundo profissional de hoje exige essa integralização e interdisciplinaridade”, afirma Thiago Henrique.

O reitor Natalino Salgado ressaltou o pioneirismo da UFMA em desenvolver um projeto Interdisciplinar em Ciências Tecnológicas e destacou a versatilidade profissional que a formação permite aos discentes da Universidade. “O aluno de BICT pode, após os 3 anos do primeiro ciclo,  ingressar no mercado de trabalho, ser professor do Ensino Básico, ir para o mestrado e, com mais dois anos de curso, formar-se Engenheiro. Estamos homenageando aqueles que lutaram para consolidar este projeto. De 69 Universidades no Brasil, apenas quinze têm esse curso, e a UFMA foi pioneira nesse processo. Temos o privilégio de ter este curso, que oferece o maior número de vagas de entrada em nossa Universidade”, enfatizou.

Confira aqui as fotos da solenidade: 

 

10 Anos de BICT - 22-06-2023

Por: Orlando Ezon

Produção: Bruna Castro

Fotos: Karla Costa     

Revisão: Jáder Cavalcante

registrado em: