Notícias

UFMA discute criação de projetos para fortalecer autonomia econômica das mulheres

publicado: 01/09/2026 16h52, última modificação: 01/09/2026 17h05
Encontro com representante do Ministério das Mulheres visa inserir mulheres negras, quilombolas e indígenas em projetos de formação empreendedora
UFMA discute criação de projetos para a formação de mulheres empreendedoras no Maranhão

Reunião contou com a representante do Ministério das Mulheres Joana Célia dos Passos. Foto: Agaminon Sales (DCOM)

Nesta terça-feira, 1° de setembro, a Universidade Federal do Maranhão (UFMA) recebeu a visita institucional da Secretária Nacional de Autonomia Econômica e Política de Cuidados do Ministério das Mulheres, Joana Célia dos Passos. Em reunião com membros da gestão superior da Universidade, foi discutida a criação de projetos conjuntos voltados à formação empreendedora de mulheres negras, quilombolas, indígenas e em vulnerabilidade no Maranhão.

O reitor da UFMA, Fernando Carvalho Silva, ressaltou a importância de iniciativas que fortaleçam o empreendedorismo feminino como instrumento de promoção da autonomia econômica e de enfrentamento às desigualdades e à violência de gênero.

“O objetivo é que desenvolvamos um projeto voltado à formação empreendedora das mulheres, principalmente as mulheres quilombolas e indígenas. São projetos que tendem a reduzir a questão da violência contra as mulheres. Estamos finalizando a proposta e, com certeza, vamos iniciar o mais breve possível”, destacou.

UFMA na vanguarda
No encontro, também estiveram presentes a pró-reitora de Extensão e Cultura, professora Zefinha Bentivi, a pró-reitora da Agência de Inovação, Empreendedorismo, Pesquisa, Pós-Graduação e Internacionalização, professora Flávia Nascimento, e a coordenadora de Gênero e Diversidade, professora Gisa Carvalho.

Durante a reunião, foram apresentadas as diversas iniciativas da UFMA para combater as desigualdades de gênero, discrimação e demais violências no ambiente universitário, incluindo a implementação de um setor específico para essas ações.

Também foram abordados os projetos empreendedores liderados por mulheres nos níveis de graduação e pós-graduação, demonstrando os avanços da Universidade nas políticas institucionais voltadas à promoção da autonomia e da participação feminina.

Ao comentar as iniciativas, a representante do Ministério das Mulheres, Joana Célia dos Passos, destacou a importância de fortalecer a parceria com a Universidade e se colocou à disposição para a construção de novas ações conjuntas, especialmente, no campo do empreendedorismo feminino e da autonomia econômica.

“Essa reunião teve por objetivo estabelecer relações mais próximas com esta Universidade, mas também valorizar aquilo que a Universidade já faz. Nós conversamos sobre iniciativas que poderão acontecer no âmbito da autonomia econômica, em que a gente possa constituir programas de qualificação, projetos de qualificação para mulheres em nível de vulnerabilidade maiores, inclusive egressos do sistema presidiário, em que a gente possa trazer essas mulheres a condições dignas de trabalho”, ressaltou.

Ao buscar parcerias e fortalecer políticas voltadas às mulheres, especialmente àquelas em situação de maior vulnerabilidade, a Universidade reafirma seu compromisso com a transformação social e com a construção de uma sociedade mais igualitária e socialmente justa.

Por: Agaminon Sales

Foto: Agaminon Sales

Revisão: Jáder Cavalcante

registrado em: