Notícias

Segunda do Português: "Receita" e "Descendência"

publicado: 03/05/2021 19h28, última modificação: 03/05/2021 19h33

1. Receita

Neste tempo de pandemia, em que tanta gente adoeceu, as drogarias tiveram um crescimento substancial em seu volume de vendas. Só não cresceu mais porque existem restrições para a venda de alguns medicamentos. E a falta de “receita” é o motivo alegado pelos estabelecimentos para não vender. Vejamos como essa palavra é erradamente utilizada no exemplo abaixo:

            Sem a receita, não podemos vender, pois se trata de medicamento com venda controlada.

Devemos lembrar que a facilidade de comprar remédios prontos nas drogarias tem pouco mais de cem anos. Antigamente, os medicamentos caseiros e os de manipulação eram a base das práticas curativas. Os médicos ensinavam seus pacientes a prepararem os medicamentos, muitos deles baseados em ervas e alguns compostos químicos disponíveis no comércio, até porque a população rural era maior que a urbana. Ou seja, o médico ensinava como preparar o remédio, informando as quantidades de cada substância. O paciente recebia a RECEITA de seu medicamento, com o passo a passo de seu preparo, e com os quantitativos de cada substância, para orientar os boticários e droguistas. Hoje, os medicamentos são preparados por grandes indústrias, e o profissional responsável pela composição de cada remédio é o farmacêutico. Ele, sim, é quem sabe a RECEITA do remédio, assim como os profissionais da gastronomia conhecem as receitas de suas iguarias. O médico hoje não dá mais a RECEITA. Ele “indica”, “prescreve”, e o documento com a indicação de qual medicamento tomar é a PRESCRIÇÃO. Corrigindo o exemplo inicial:

            Sem a prescrição, não podemos vender, pois se trata de medicamento com venda controlada.

 

2. Descendência

Outra palavra comumente utilizada de forma errada é “descendência”, assim como “descendente”. Observe, no exemplo abaixo, o emprego inadequado:

            Quando chegou aos EUA, ele foi interrogado no escritório da imigração por causa de sua descendência árabe.

Utilize “descendente” para se referir às pessoas pertencentes às gerações posteriores à sua, ou seja, seus filhos, netos, bisnetos, etc. Quando quiser se referir às pessoas de sua família que foram responsáveis pela sua geração, use “ascendente”. Seus ascendentes são seus pais, avós, bisavós, etc.

Veja os exemplos abaixo:

            Por seu biótipo, acho que ele deve ter descendência alemã. (errado)

            Por seu biótipo, acho que ele deve ter ascendência alemã. (correto)

            Quando chegou aos EUA, ele foi interrogado no escritório da imigração no aeroporto por causa de sua ascendência árabe. (correto)

 

Envie críticas e sugestões para esta coluna pelo e-mail dcom.sce@ufma.br.

 Acesse as edições anteriores da coluna “Segunda do Português”.

 Revisão: Jáder Cavalcante

registrado em: