Segunda do Português: "Esse"

publicado: 28/06/2021 20h01, última modificação: 28/06/2021 20h01

Esse

Os pronomes demonstrativos têm peculiaridades que passam despercebidas para muita gente durante a idade escolar. Por causa disso, esse aspecto da Língua Portuguesa é um dos mais infringidos, e poucos se dão conta de que estão errando ao falar ou escrever. Observe um desses casos no exemplo abaixo:

Vamos reiniciar as obras do hospital ainda esse ano.

Quando for se referir a tempo, os pronomes demonstrativos a serem utilizados são os seguintes:

Passado remoto: aquele, aquela, aqueles, aquelas, aquilo.

A família real mudou-se para o Brasil em 1808. Naquela época, Napoleão ameaçava invadir Portugal.

Aquela época em que Jesus viveu era dominada pelos romanos.

Aquele ano de 1922 foi marcante para a produção artística nacional.

Passado recente: esse, essa, esses, essas, isso.

No sábado passado, fui ao teatro ver Hamlet. Essa noite será inesquecível.

No começo deste mês, meu apartamento foi assaltado, mas eu não estava em casa nesse dia.

Ontem de manhã, a terra tremeu. Nesse momento, pensei que a casa ia cair.

Presente: este, esta, estes, estas, isto.

Preciso terminar o serviço ainda este mês pois viajarei dentro de dez dias.

O médico não pode me atender nesta semana, só na próxima.

Hoje já é domingo, e não fiz nada neste fim de semana.

Futuro: esse, essa, esses, essas, isso.

Previsão do tempo: vai chover na capital nesse fim de semana.

O prefeito prometeu um novo hospital para esse próximo ano.

Voltarei na próxima semana. Se não o encontrar nesse dia, redepositarei o cheque.

Normalmente, as apresentadoras de televisão que informam o tempo, quando fazem a previsão para o fim de semana, dizem:

Teremos bastante calor neste fim de semana.

Há risco de temporal neste fim de semana..

Ora, elas só podem fazer a previsão na quinta ou na sexta-feira, portanto o fim de semana, para a apresentadora, será um momento futuro, e ela deveria usar o pronome esse:

Teremos bastante calor nesse fim de semana.

Há risco de temporal nesse fim de semana..

Como ela usa “este”, e “este” deve ser usado para se referir a um tempo presente, essa frase só poderá ser dita durante o fim de semana, no sábado ou no domingo, ou seja, depois que o fim de semana tiver iniciado, mas então não será previsão do tempo: será constatação do tempo.

Corrigindo o exemplo inicial:

Vamos reiniciar as obras do hospital ainda este ano.