Notícias
Segunda do Português: "Dar a luz" x "Dar à luz"
Dar a luz x Dar à luz
Sem dúvida, a expressão que significar “parir” é uma das mais comumente adulteradas, até mesmo porque existe uma lógica linguística mesmo quando se comete a infração gramatical. Observe, no exemplo abaixo, a maneira como uma grande parcela da população utiliza essa expressão erroneamente:
Minha vizinha deu a luz a quíntuplos.
Quando se trata de partos, leem-se e ouvem-se as seguintes estruturas: “Ela deu a luz a um lindo menino” e “Ela deu à luz um lindo menino”.
Antes de qualquer comentário, vamos analisar as duas proposições:
“Ela deu a luz a um lindo menino” significa que o bebê estava na escuridão, e ela lhe proporcionou luz, vida.
Nesse caso, “a luz” é o objeto direto, ou seja, é o elemento que é dado, e “um lindo menino” é o objeto indireto, isto é, é aquele a quem é dado algo, o recebedor. Observe que é uma análise plausível, porque faz sentido gramatical e filosófico.
Já a frase “Ela deu à luz um lindo menino” quer dizer que ela entregou um bebê para a luz (ou seja, para o mundo, para o universo, uma vez que o bebê estava na escuridão do útero).
Nesse segundo caso, “um lindo menino” é o objeto direto, ou seja, é o elemento que é dado, que é entregue. E “a luz” é o objeto indireto, isto é, é o elemento a quem é dado algo, o recebedor. É claro que o termo “a luz” está sendo utilizado no sentido metafórico, conotativo.
Essa estrutura também faz pleno sentido.
Embora ambas as interpretações pareçam lógicas, só devemos utilizar a segunda. O ato de dar à luz significar entregar um filho para a luz, ou seja, para o mundo.
Na frase-exemplo a forma correta é:
Minha vizinha deu à luz quíntuplos. (ela entregou quíntuplos à luz, ao mundo exterior)
Outros exemplos dentro do padrão culto:
Ela deu à luz um lindo bebê.
Ela vai dar à luz seu primeiro filho em setembro.
Carolina deu à luz uma fofura de bebê.
Minha avó deu à luz doze filhos.(ou seja, entregou doze filhos para o mundo)
Envie críticas e sugestões para esta coluna pelo e-mail dcom@ufma.br