Programa de Pós-Graduação em Design da UFMA realiza o 19º Ergodesign e Usihc até sexta-feira, 16

publicado: 14/06/2023 12h38, última modificação: 15/06/2023 01h43

O Programa de Pós-Graduação em Design (PPGDs) da Universidade Federal do Maranhão, promove, até sexta-feira, 16, o 19º Ergodesign (19º Congresso Internacional de Ergonomia e Usabilidade de Interfaces Humano-Tecnologia: Produtos, Informação, Ambiente Construído, Transporte), o 19º USIHC (19º Congresso Internacional de Ergonomia e Usabilidade, Design de Interfaces e Interação Humano-Computador) e a IV JOP`Design 23 (IV Jornada de Pesquisa do Programa de Pós-Graduação em Design da UFMA). O evento é em formado híbrido, on-line, via Google Meet, e presencial no auditório do Centro Pedagógico Paulo Freire.

O 19º Ergodesign e Usihc 2023 traz uma programação com diversas atividades, como mesas-redondas, workshops, palestras com convidados nacionais e internacionais, lançamentos de livros, apresentações de trabalhos e cases de empresas e sessões técnicas. O objetivo de atualizar e discutir sobre Ergonomia e Design no Brasil e no mundo, promover a aproximação e o intercâmbio entre pesquisadores brasileiros e estrangeiros, além de congregar pesquisadores, docentes, profissionais e estudantes da área.

O evento é uma parceria com o Departamento de Design do Instituto Federal do Maranhão (IFMA), Laboratório de Ergonomia e Usabilidade de Interfaces da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RJ) e o Programa de Pós-Graduação em Ergonomia da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE).

Para o coordenador do evento, Raimundo Diniz, o Ergodesign e Usihc fortalece a inserção do Brasil no cenário mundial da pesquisa e do desenvolvimento na área da Ergonomia e do Design. “O congresso beneficiará nossa comunidade científica, proporcionando uma ampliação da discussão sobre o estado da arte em nível nacional e internacional. Ele também contribuirá para a produção editorial nessas áreas, por meio da publicação dos trabalhos nos anais do evento”, pontuou.

Para mais informações, acessem o site do Ergodesign & Usihc 2023.

Por: Layane Garcêz

Produção: Bruna Castro