Progep lança formulário para participação dos servidores nos programas de pós-graduação da Universidade

publicado: 16/06/2023 14h35, última modificação: 19/06/2023 19h55
Progep lança formulário para participação dos servidores nos programas de pós-graduação da universidade

A Pró-reitoria de Gestão de Pessoas (Progep) lançou uma pesquisa voltada a todos os servidores e a todas as servidoras técnico-administrativos em educação com a finalidade de identificar o interesse desses servidores em participar de cursos de pós-graduação, realizados pela Universidade Federal do Maranhão. O Formulário virtual segue aberto até o dia 25 de junho.

A pesquisa tem por finalidade conhecer o real interesse dos servidores na participação dos programas de pós-graduação, bem como estimular a qualificação, uma vez que a UFMA está atualizando seu Programa de Capacitação, ação que integra o projeto de modernização da instituição, que vem sendo realizada em todas as áreas.

Mara Rachel, Pedagoga da Pró-reitoria, explica que o programa de capacitação da UFMA está em processo de atualização para contemplar as orientações do decreto da Política Nacional do Desenvolvimento de Pessoas. Nesse sentido, a UFMA, por meio da Progep, está planejando ações para a qualificação do pessoal técnico-administrativo da Universidade.

“Nesse sentido, a Progep entende a importância de investir na qualificação dessa categoria, para alcançar os objetivos institucionais e ter servidores capacitados e satisfeitos com o desempenho de suas funções. Vale ressaltar que o servidor que tem uma formação acima da escolaridade mínima exigida para o cargo pode receber um incentivo à qualificação que repercute financeiramente”, expõe.

Saiba mais

A Pró-Reitoria de Gestão de Pessoas (PROGEP) é o órgão auxiliar de direção superior responsável pelo planejamento, desenvolvimento, execução e controle de ações de gestão de pessoas que abrangem os servidores docentes e técnicos-administrativos em educação, com observância dos princípios legais e normativos inerente à atividade, bem como cumprimento das atribuições delegadas pelo reitor.

A ela compete administrar as políticas e normas, os projetos, os processos e as ações institucionais que mobilizem para resultados organizacionais e educacionais do fator humano no trabalho. Ações voltadas ao planejamento, desenvolvimento, acompanhamento, provimento e controle da vida funcional dos servidores, técnico-administrativo e docente, bem como ações referentes a qualidade de vida no trabalho, atenção à saúde do servidor e instituições conveniadas.

Por: Juan Terra

Produção: Alan Veras