UNITI

Proec-UFMA e Prefeitura Municipal fazem parceria para criação da UNITI em Grajaú

publicado: 18/05/2023 15h43, última modificação: 19/05/2023 18h35
Representantes da UFMA e Pró-Reitoria de Extensão e Cultura (PROEC) se reuniram com autoridades do Município de Grajaú para alinharem detalhes da implementação.

Na manhã desta quinta-feira, 18, representantes da UFMA e da Pró-Reitoria de Extensão e Cultura (PROEC) se reuniram com autoridades do Município de Grajaú para firmar parceria que garanta a implementação da Universidade Integrada da Terceira Idade (UNITI). Na oportunidade, foram traçadas as principais diretrizes para o início dos trabalhos, com destaque para o oferecimento de atividades pedagógicas, físicas e culturais, além de ações que reforcem as potencialidades da região.

Durante a reunião, ficou definido que as áreas de botânica, educação física e astronomia serão os eixos da primeira fase do projeto, o qual terá início a partir da criação de um Grupo de Trabalho, que atuará na elaboração de cronograma do processo seletivo de ingresso na UNITI e tratará da resolução de questões administrativas.

A seleção dos alunos será realizada por critérios estabelecidos em edital, que contemplará todas as atividades oferecidas pela Universidade.

O coordenador geral da UNITI, Marcos Moura, ressalta a relevância do projeto para a comunidade de Grajaú. “A implantação da UNITI em Grajaú vai impactar, de maneira significativa, não somente o município, mas toda a região. Vai permitir que as pessoas idosas no entorno tenham acesso à educação, e ao ambiente formal de ensino, que é a Universidade, além de possibilitar a inclusão nas mais diversas formas. Estamos falando de inclusão na educação, no meio digital, além da inclusão cultural desses idosos e idosas dentro desse processo de formação. Outro impacto que temos é voltado não somente para as pessoas, não somente para a sociedade, mas para a própria Universidade, pois aprendemos também com essa troca de saberes tradicionais que esse público que tem muito a oferecer”.

A organizadora da proposta de implementação da UNITI em Grajaú, a professora Danielly Gaspar, reforça o viés inclusivo do projeto: “A UNITI em Grajaú vai ser de fundamental importância, pois vai trazer mais oportunidades de educação e vai abranger um grupo que, na maioria das vezes, é esquecido, no caso, a população idosa. Vamos oferecer qualidade de vida, preparação para enfrentar as dificuldades do nosso tempo e maior acesso à informação e ao conhecimento, o que facilita muito a vida, modifica nossa forma de ver o mundo e traz mais qualidade de vida”.

A reunião contou com as seguintes presenças:

Marcos Fábio – Vice-reitor

Mercial Lima de Arruda – Prefeito de Grajaú

Aluisio José Fernandes Júnior – Diretor do CCGR

Daniely Gaspar – Vice-Diretora do CCGR

Zefinha Bentivi – Pró-reitora da PROEC

Lucia Ferreira – Assistente Social da UNITI

Marly Abdalla – Coordenadora da UNITI de São Luís

Hortência Maciel Gago Araújo – Coordenadora Pedagógica da UNITI de São Luís

Marcos Moura – Coordenador Geral da UNITI

Elany Jorge – Presidente da Câmara de Vereadores de Grajau

Flávio Henrique Santo – Secretário de Administração e Planejamento de Grajaú

Sobre a UNITI

A Universidade Integrada da Terceira Idade (UNITI) possui 27 anos de implementação em São Luís. É um projeto realizado por meio das parcerias das Universidades Federal e Estadual do Maranhão (UFMA-UEMA), da Secretaria de Estado de Administração e Previdência Social – SEAPS, e do Serviço Social do Comércio – SESC, que tem como intuito proporcionar à pessoa idosa, integração, e preparação para uma velhice digna e prazerosa, sendo hoje referência para a criação de outras Universidades da Terceira Idade no Estado do Maranhão. Atualmente, possui cerca de 500 alunos, regulares e egressos.

Em São Luís, oferece atividades como: geriatria; gerontologia; yoga; reeducação alimentar; hidroginástica; turismo e lazer; oficina de usou de smartphone; atividades culturais como o Boi e Coral além do programa de rádio na 106,9 FM.

Por: Sarah Dantas