Notícias

Pesquisa utiliza algoritmos computacionais para auxiliar na detecção e diagnóstico de câncer de pulmão

publicado: 14/07/2025 19h12, última modificação: 15/07/2025 15h58
Cópia de Cópia de Cópia de Cópia de CAPA SITE VALENDO - NOVO 1920 1080 - 2025.png

Segundo estimativas de 2023 do Instituto Nacional do Câncer (INCA), o câncer de pulmão é o terceiro mais comum entre os homens e o quarto entre as mulheres no Brasil, desconsiderando o câncer de pele não melanoma. Por isso o diagnóstico precoce é essencial para aumentar as chances de cura. Nesse sentido, a tecnologia pode contribuir com diversas ferramentas.

No Núcleo de Computação Aplicada (NCA) da Universidade Federal do Maranhão (UFMA), está sendo desenvolvido um estudo que utiliza algoritmos computacionais para auxiliar na detecção e no diagnóstico do câncer de pulmão. Trata-se de uma das pesquisas da linha “Processamento de Imagem e Computação Gráfica”, vinculada aos programas de pós-graduação em Engenharia Elétrica e Computação.

O professor do curso de Engenharia Elétrica e coordenador do NCA, Aristófanes Corrêa Silva, aborda a parceria com a Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) para o desenvolvimento do estudo, além de explicar como a pesquisa é realizada, sua importância e outros aspectos relevantes.

 

Revisão: Jáder Cavalcante

registrado em: