Zeni Lamy é homenageada por suas contribuições para o Método Canguru no Brasil

publicado: 01/12/2020 00h00, última modificação: 31/12/2020 16h44

SÃO LUÍS – Em honra e gratidão pelos 20 anos de trabalho na implantação, no desenvolvimento científico, ativismo e na orientação na formação de profissionais para o Método Canguru, a professora do Departamento de Saúde Pública e do Programa de Pós-Graduação em Saúde Coletiva Zeni Carvalho Lamy recebeu uma homenagem das mãos do Ministro da Saúde, Eduardo Pazuello, no dia 26 de novembro, em Brasília. A docente é precursora na implantação do método no Maranhão, precisamente no Hospital Universitário (HU-UFMA), em 1997 e no Brasil, integrando a equipe que iniciou o Método Canguru como Política Nacional de Saúde do Ministério da Saúde, no ano 2000.

Desde o ano de 2008, é coordenadora nacional das ações do Método Canguru no país junto ao Ministério. Ela destaca que hoje o Brasil conta com seis centros nacionais de referência para o Método Canguru, e o Hospital Universitário da UFMA é um deles, desde o ano 2000. Além disso, todas as capitais brasileiras contam com uma maternidade de referência estadual para o método.

“A contribuição do Método Canguru para a qualidade do cuidado prestado ao recém-nascido e a seus pais, e para a redução da mortalidade neonatal é inquestionável. Esse modelo de atenção neonatal hoje é utilizado no mundo, mesmo em países desenvolvidos com baixas taxas de mortalidade, considerando as evidências científicas que demonstram vantagens como maior tempo de aleitamento materno, melhor formação de vínculos com os pais, melhor desenvolvimento e redução de infeções, entre outras”, pontuou a docente.

Ela também deu detalhes sobre como a Universidade Federal do Maranhão trabalha o Método Canguru academicamente. “Uma coisa muito importante é que esse conhecimento tem sido disseminado no HU e nos cursos de graduação e pós-graduação da UFMA, com base no ensino, em projetos de extensão e em pesquisas realizadas no Programa de Pós-Graduação em Saúde Coletiva. São dissertações de mestrado e teses de doutorado que têm produzido artigos publicados em revistas nacionais e internacionais”, acrescentou.

A professora Zeni reafirmou a importância que o Método Canguru tem para a sociedade. “Hoje não é possível pensar em cuidado neonatal sem pensar no Método Canguru, pois, além das evidências científicas relacionadas aos benefícios imediatos já citados, há estudos mostrando que adultos jovens que passaram pelo método apresentam melhor desenvolvimento cognitivo, além de menor agressividade e hiperatividade, demonstrando que os efeitos protetivos comportamentais e sociais do cuidado canguru ainda se mostraram significantes vinte anos depois. São muitos os benefícios”, finalizou.

Revisão: Jáder Cavalcante

Lugar: Cidade Universitária Dom Delgado