Notícias
XVIII Semana de Administração da UFMA destaca integração entre gestão, pessoas e sustentabilidade
Wanessa Ferreira ministra a oficina “Governança de Projetos em Ambientes Complexos”, na SEAD. Foto: Ingrid Trindade
Realizada anualmente desde a criação do curso de Administração, a XVIII Semana de Administração (SEAD) da Universidade Federal do Maranhão (UFMA) teve início na última segunda-feira, reafirmando sua relevância como um dos eventos mais importantes da área, reunindo ensino, pesquisa e prática profissional. Com vasta programação, a SEAD se estende até o próximo 24 de outubro, no Centro Pedagógico Paulo Freire, Câmpus São Luís.
Segundo a coordenadora do evento e docente do curso de Administração, Adriana Araújo, o evento se consolidou como um espaço de troca de experiências entre profissionais do mercado e estudantes universitários, permitindo o diálogo entre teoria e prática. “A gente traz profissionais que estão exercendo as suas profissões, estão atuando no mercado de trabalho, e eles trazem a experiência, a bagagem que cada um construiu para partilhar com os estudantes”, destaca.
A edição deste ano tem por foco o diálogo entre gestão, finanças e pessoas, um tema que está alinhado com a agenda global de sustentabilidade e responsabilidade corporativa. A coordenadora do evento acrescentou que a temática está diretamente em concordância com os debates contemporâneos sobre Environmental, Social and Governance (ESG) e à COP30, reforçando a importância de integrar aspectos ambientais, sociais e de governança na administração das organizações.
“Como nós estudamos as organizações, as organizações funcionam com as pessoas. A gente tem um movimento forte de ESG no mundo acontecendo e a COP30, muito próxima, que fala de meio ambiente, do social e da governança. Então, como falar de gestão sem falar das pessoas, sem falar das finanças e como que elas duas, em equilíbrio, moldam o desenvolvimento das organizações? Portanto a gente escolheu esse tema para significar a importância das duas áreas, das duas vertentes da gestão”, explica Adriana.
Calouro do curso de Administração, Nícolas Pires já participa da SEAD desde o ensino médio e a acredita que as experiências vividas durante a semana contribuem para a carreira que está construindo. “Estou participando da SEAD porque já participei o ano passado, então foi uma semana bem interessante, que contribuiu para o nosso pensamento, para a nossa conduta na administração, então estou participando novamente para adquirir novas experiências e, quem sabe, complementar um futuro melhor na minha carreira”, expressou Nícolas.
Para o discente do 6º período do curso de Administração, Gabriel Matos de Souza, essa é uma oportunidade de agregar conhecimentos práticos à formação. “Nós, alunos de Administração, temos que, a toda hora, nos atualizar sobre o mercado, o mercado como um todo. Então, por exemplo, governança em projetos de ambiente complexos são coisas que, muitas vezes, chegam ao mercado, e não sabemos o que tá acontecendo. Nós só pegamos na hora da prática, então nos preparamos dentro da Universidade é muito importante para quando sairmos daqui. Já estamos preparados para diversos tipos de situação, e nos tornamos profissionais bem mais preparados do que em relação a outras pessoas que não têm essa oportunidade”, refletiu o estudante.
Programação diversificada e metodologias inovadoras
Nesta XVIII SEAD, a organização investiu em metodologias de aprendizagem ativa, que colocam o estudante no centro do processo de construção do conhecimento. “Por exemplo, ontem a gente teve o Café Mundial, uma metodologia estratégica de conversação”, exemplificou a coordenadora do evento.
Além disso, ao longo da semana, ocorrem oficinas práticas com facilitadores que apresentam conceitos teóricos e compartilham suas experiências de mercado, incentivando os participantes a “colocar a mão na massa”. A quinta-feira será dedicada à metodologia científica, com oficinas voltadas para o desenvolvimento da pesquisa acadêmica.
Com essa proposta de compartilhar experiências do dia a dia, nessa terça-feira, 21, Wanessa Ferreira, da Alcoa, ministrou a oficina “Governança de Projetos em Ambientes Complexos”. “É o que eu vivo, a minha experiência de vida, projetos de governança. Eu quero trazer um pouco do que a gente faz no dia a dia para a realidade, sair um pouco da teoria, o que, de fato, os cases podem facilitar o futuro, os gestores de projetos, o que a governança pode trazer para a gente de guia, de bússola, de norte, que você pode destravar. Então, desmistificar essa teoria de que governança era, não, é burocracia, governança. Ela é ordem e é um guia para você conseguir alcançar qualquer possibilidade de plantação, de projeto, de negócio que você for ter na sua vida ao longo da sua carreira”, declarou Wanessa.
O encerramento da Semana de Administração contará com a apresentação de banners e artigos científicos, além de uma entrevista com uma profissional convidada para abordar temas relacionados a negócios, empreendedorismo e carreira. Haverá também uma premiação aos melhores artigos, reconhecendo a produção científica dos participantes e estimulando o protagonismo acadêmico.
Ao longo das dezoito edições, a Semana de Administração da UFMA tem contribuído para a formação de administradores críticos, criativos e comprometidos com o desenvolvimento sustentável e humano. Para além de um evento, a SEAD é uma experiência de aprendizado coletivo que conecta Universidade, mercado e sociedade.
Por: Ingrid Trindade
Fotos: Ingrid Trindade
Revisão: Jáder Cavalcante
