XLII Festival Maranhense de Coros é aberto no auditório do Centro Pedagógico Paulo Freire

publicado: 19/10/2022 17h39, última modificação: 19/10/2022 21h03

Marcada pelo sentimento de satisfação em retornar aos palcos após dois anos de apresentações exclusivamente no formato digital, teve início a 42ª edição do Festival Maranhense de Coros, o Femaco, na terça-feira, 18, no auditório do Centro Pedagógico Paulo Freire. Organizado pela Diretoria de Assuntos Culturais (DAC) da Pró-Reitoria de Extensão e Cultura (Proec) da UFMA, o evento, ao reunir grupos de coral infantil, infantojuvenil e adulto de diversos municípios maranhenses, bem como de outros estados e países, promove a difusão do canto coral, o intercâmbio cultural entre os grupos participantes e as comunidades locais, regionais e internacionais. Para este ano, o festival propõe duas modalidades: a presencial, que continuará até o dia 21 de outubro, e o circuito on-line, dos dias 8 a 11 de novembro.

Zefinha Bentivi, pró-reitora de Extensão e Cultura, enfatizou a importância de reconhecer o Festival como um fomentador da cultura no estado. “É na dedicação e no reconhecimento que se faz a arte nesse país. Devemos reconhecer aqueles que fazem a arte, valorizar e dedicar a estas pessoas o tributo merecido. Nós temos uma Universidade comprometida com a cultura e o incentivo aos talentos. Essa é nossa alegria maior”, pontuou.

O vice-reitor da UFMA, professor Marcos Fábio Melo Matos, ressaltou a atuação da Proec na produção de grandes eventos culturais este ano, que, além do Femaco, promoveu o Festival Guarnicê de Cinema no mês passado. “A Universidade é ensino, pesquisa, extensão e também é cultura, é nosso compromisso proporcionar esses momentos de fruição cultural, seja pelo cinema, pela música ou pelo canto coral”, afirmou.

Ao todo, oito grupos se apresentaram no primeiro dia do festival. Os corais adultos juntaram-se para interpretar a clássica “Va pensiero”, do compositor Italiano Giuseppe Verdi, sob regência do Maestro Fernando Moucherek, do Coral São João. Cantaram também a música “Todo Mundo Canta Sua Terra”, do compositor popular maranhense João do Vale, regida por Diógenes Araújo. A valorização da música do estado foi tema constante nas demais apresentações.

Destaque para o coral infantil Uirapuru, do colégio Eureka. com regência de Talyta Luzo, as crianças trouxeram para o palco do Femaco interpretações leves e lúdicas de consagradas canções regionais, como “Onça Pintada”, de Zeca Baleiro, e “Árvore”, do baiano Edson Gomes, além de incorporar dança e instrumentos percussivos feitos com copos descartáveis, agregando ao valor simbólico da apresentação. Karen Bacelar, de 12 anos, disse estar muito contente com participar do evento: “Para mim, foi um sonho realizado”.

O Femaco continua com sua programação presencial no Centro Pedagógico Paulo Freire nesta quarta-feira, 19, e na sexta-feira, 21. Na quinta-feira, 20, o evento ocorrerá na Paróquia de Santana, no bairro do Angelim.

Confira os destaques da abertura:

42ª Festival Maranhense de Coros FEMACO – 18.10.2022

Por: Orlando Ezon