Notícias
XIV Simpósio Brasileiro de Farmacognosia ocorrerá entre os dias 23 e 26 de maio, no auditório do Centro Pedagógico Paulo Freire
A Universidade Federal do Maranhão, em parceria com a Sociedade Brasileira de Farmacognosia (SBFgnosia) e a Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ), realizará, entre os dias 23 e 26 de maio deste ano, o XIV Simpósio Brasileiro de Farmacognosia, no Auditório do Centro Pedagógico Paulo Freire. Com a temática “Bioeconomia e Sociodiversidade”, a iniciativa visa proporcionar conhecimentos e experiências entre pesquisadores, professores e estudantes das áreas de plantas medicinais e produtos naturais, relacionadas à farmacognosia e farmacobotânica.
Aberta a estudantes do ensino médio, da graduação e pós-graduação; professores e pesquisadores da área de produtos naturais; povos originários e comunidades tradicionais; e membros associados à Sociedade Brasileira de Química (SBQ), os interessados deverão realizar suas inscrições até o dia 23 de maio, por meio do site do Simpósio, em que, inclusive, precisarão efetuar o pagamento da taxa de inscrição, de acordo com a modalidade de participação. Os inscritos poderão submeter trabalhos científicos até 30 de março.
Tradicional do curso de Farmácia da Universidade, o XIV Simpósio Brasileiro de Farmacognosia é um evento de âmbito internacional, que envolve pesquisadores brasileiros e estrangeiros. Na ocasião, serão ministradas conferências, minicursos, mesas-redondas e oficinas, que abordarão assuntos sobre produtos naturais, oriundos da natureza ou cuja composição tem seus elementos derivados do ecossistema, voltados à bioeconomia e sociobiodiversidade.
A professora Crisálida Machado Vilanova afirma que a iniciativa proporcionará momentos para que as comunidades sejam ouvidas e compartilhem suas realidades com os experts e representantes de cases de sucesso. Os convidados do evento contribuirão com propostas e soluções.
Ao decorrer do pré-evento e evento, conforme revelou, haverá espaços para exposição de produtos locais e/ou regionais dos projetos desenvolvidos nas comunidades tradicionais indígenas e quilombolas; nas comunidades extrativistas de quebradeiras de coco-de-babaçu; e nas comunidades dos ribeirinhos.
As iniciativas também buscam enfatizar a importância da biodiversidade, a fim de gerar benefícios sociais, econômicos e ambientais para essas comunidades e, ainda, para toda a população maranhense.
Segundo a docente, a expectativa é de que quinhentas pessoas participem da programação, sendo 29 palestrantes já confirmados, incluindo conferencistas internacionais renomados da Alemanha, Argentina, Canadá, Espanha, Portugal e Turquia.
“A comissão espera, portanto, estimular a geração de bionegócios, por meio de parcerias e fortalecimento do tripé ‘sociedade, universidade e empresa’, contribuindo para a promoção do desenvolvimento do Maranhão”, comentou Crisálida Machado, que também faz parte da Comissão Organizadora do Simpósio.
Confira a programação resumida:
23/5 – Pré-evento:
Local: Auditório do Centro Pedagógico Paulo Freire – UFMA;
24/5 – Abertura, palestras, evento social:
Local: Auditório do Centro Pedagógico Paulo Freire – UFMA;
25/5 – Palestras e mesa-redonda:
Local: Auditóriodo do Centro Pedagógico Paulo Freire – UFMA;
26/05 – Palestras, Encerramento, Premiação:
Local: Auditório do Centro Pedagógico Paulo Freire – UFMA.
Veja também a programação preliminar
Por: Lucas Araújo
Produção: Alan Veras
Revisão: Jáder Cavalcante