Notícias
Exposição de produtos
XIV Simpósio Brasileiro de Farmacognosia na UFMA conta com exposição de produtos de comunidades tradicionais
Além de oferecer uma programação voltada para discussões sobre bioeconomia e sociodiversidade, o XIV Simpósio Brasileiro de Farmacognosia conta também com uma exposição de produtos de comunidades tradicionais.
De acordo com Domingas Marques, uma das expositoras de produtos, a ocasião é uma importante oportunidade para os moradores de comunidades tradicionais mostrarem o seu potencial para a sociedade. “Eu estou aqui no simpósio apresentando os produtos derivados do babaçu, mostrando a sua relevância, já que ele é fruto de uma planta nativa do nosso Maranhão”, conta.
Para Jomar de Morais, apicultor de mel no povoado Quebra Anzol dos Moraes, na cidade de Humberto de Campos, o apoio da Universidade é muito significante, já que os seus produtos e o seu conhecimento estão sendo divulgados para diversas pessoas de diferentes lugares.
Márcia Maria, do Movimento "Marcha Mundial das Mulheres", também ressalta que o momento é muito significativo para as mulheres artesãs, já que elas produzem produtos a partir da fibra do buriti e da economia solidária.
A exposição tem a presença de Cintia Maria e Marina Cintia Guajajara, guajajaras da Terra Indígena Arariboia; Cleones de Oliveira da Associação das Mulheres Quebradeiras de Coco (Amuquec); Osvaldina Sousa, da Associação das Mulheres Quebradeiras de Coco (Amuquec); Maria Domingas e Terezinha Nogueira, ambas da Cooperativa das Quebradeiras de Coco Babaçu de Itapecuru-Mirim; Roseli dos Santos e Suely Santos, da Associação Quilombola dos Artesãos de Santa Maria; Rita de Cássia, representante da Cacauway; Alessandro Martins e Ryan Furtado, do Quilombo Porto do Nascimento; e Natália Tacilia e Nádia Jane, da comunidade quilombola Vila Nova.
Para quem desejar conferir, a mostra dos produtos ocorre até esta sexta-feira, 26, no auditório do Centro Pedagógico Paulo Freire.
Veja aqui algumas fotos da exposição:
Por: Layane Garcêz
Fotos: Aline Alencar
Revisão: Jáder Cavalcante