XI Semana Acadêmica do Centro de Ciências de Chapadinha realiza palestras sobre meio ambiente e sustentabilidade na região do Baixo Parnaíba

publicado: 13/06/2022 12h47, última modificação: 13/06/2022 16h37
1 | 4
2 | 4
3 | 4
4 | 4

Com o tema “Sustentabilidade, Economia Verde e Meio Ambiente na Valorização dos Recursos Hídricos na Região do Baixo Parnaíba”, teve início, no dia 9 deste mês, a XI Semana Acadêmica de Meio Ambiente do Centro de Ciências de Chapadinha (CCC-UFMA). A solenidade de abertura contou com a presença do diretor do CCC, professor Marcos Antônio Delmondes Bonfim; da secretária municipal de Meio Ambiente de Chapadinha, Jéssica Pereira Barros; da representante do programa “Jovem Ambiental de Chapadinha”, Vitória Gabriele; e do integrante do Diretório Central do Estudantes (DCE), Max Almeida. Também participaram alunos dos cursos de Agronomia, Zootecnia, Biologia e Engenharia Agrícola, além de pesquisadores e pessoas da comunidade.

O diretor do CCC destacou a importância do evento e conclamou os estudantes a aproveitarem a oportunidade para ampliar seus conhecimentos. “É um tema importante para que possamos repensar nosso papel em relação ao planeta, os impactos das nossas ações no meio ambiente e o que podemos fazer para que o sistema produtivo se torne sustentável”, frisou. Marcos Bonfim também parabenizou os organizadores do evento e disse que iniciativas como essa servem para que os estudantes cresçam como profissionais e como pessoas.

Para a secretária de Meio Ambiente de Chapadinha, a Semana Acadêmica contribui para o crescimento não só dos estudantes, mas também do próprio município. “Existem questões sensíveis sobre o meio ambiente que precisam ser tratadas com responsabilidade”, disse Jéssica Barros.

Ela também falou sobre o programa municipal “Jovem Ambiental”, que selecionou dezessete adolescentes para tratar especificamente das questões ligadas ao meio ambiente. “Se não houver um somatório de forças, não há produtividade e não há resultados”, declarou.

Palestras

Após a solenidade de abertura, os participantes assistiram à palestra “Sustentabilidade hídrica no bioma Cerrado”, proferida pela técnica em Meio Ambiente Lourdiana Costa Torres. Em seguida, o aluno Luiz Alberto Melo de Sousa, do curso de Agronomia, apresentou os primeiros resultados da utilização de bioinsumos nas fazendas da região de Chapadinha.

Ainda pela manhã, a discente Eduarda Castro da Silva, do curso de Zootecnia, falou sobre os sistemas que cultivam diversas plantas e animais numa mesma área e as vantagens que eles trazem para a produção agropecuária. À tarde, o evento continuou com uma oficina de paisagismo ministrada pela professora Raissa Matos, do curso de Agronomia. A programação prosseguiu com palestras, oficinas e minicursos e foi encerrada ontem, 12.

Sobre o evento

A XI Semana Acadêmica é uma realização do Centro de Ciências de Chapadinha em parceria com o Diretório Central dos Estudantes (DCE) e a Secretaria Municipal de Meio Ambiente de Chapadinha. O evento teve por objetivo central discutir sustentabilidade, conservação e preservação dos recursos naturais, despertando para as temáticas que contemplem os impactos ambientais na região do Baixo Parnaíba.  A programação completa pode ser acessada na página do evento.

Por: Ivandro Coêlho