XI Jornada Internacional de Políticas Públicas ocorre na UFMA, em São Luís, até sexta-feira

publicado: 20/09/2023 08h23, última modificação: 25/09/2023 20h46
XI Jornada Internacional de Políticas Públicas acontece na UFMA, em São Luís, até sexta-feira

Reificação Capitalista e Emancipação Humana Como Necessidade Histórica: Formação da Consciência de Classe na Luta de Hegemonias”. Esse é o tema que contempla a XI Jornada Internacional de Políticas Públicas (Joinpp) que, em 2023, comemora seus 20 anos de existência. A iniciativa, que atrai públicos e pesquisadores de diversos pontos do mundo, faz parte do Programa de Pós-Graduação em Políticas Públicas (PPGPP), da Universidade Federal do Maranhão (UFMA) e teve seu momento de abertura realizado na manhã da última terça-feira, 19 de setembro, no auditório do Centro Pedagógico Paulo Freire, no Câmpus de São Luís.

Entre os principais objetivos do evento, estão: incentivar as produções acadêmicas, pesquisas científicas, elaboração de conhecimento, formação de recursos humanos e trocas de experiências entre pessoal interessado e instituições locais, nacionais e internacionais. Para esta edição, o debate proposto está centrado na necessidade de promover críticas quanto às contradições apresentadas na sociedade capitalista, assim como levantar ponderações sobre o trabalho alienado, fetichismo e explorações dos mais diversos tipos, na intenção de defender a construção de sociedades justas e igualitárias, movimentos em prol da democracia e conquista das liberdades individuais.

Segundo a professora do Departamento de Serviço Social (Deses) e membra da secretaria do evento, Carla Serrão, desde sua criação, o evento cresceu de maneira surpreendente. “Hoje, contamos com mais de 1.100 comunicações orais, 46 mesas temáticas, e convidados conferencistas de vários países da América Latina e Europa”, afirmou. Como consequência disso, a docente ressalta a possibilidade de estabelecer novos contatos e intercâmbios culturais, além de obter referências e saberes que, no futuro, contribuirão com a forma como o Estado do Maranhão produz e divulga conhecimento.

“A Joinpp traz oxigenação para a Universidade. Esse fluxo de pessoas e conhecimento, ainda mais em um evento dessa envergadura, só tem a gerar ganhos para todos aqueles que se envolveram. A comunidade geral, acadêmica e científica trabalhou arduamente para promover esse encontro e receber todos aqueles que chegarem aqui à nossa Federal”, relatou Rodolfo Nunes, monitor do PPGPP.

XI Jornada Internacional de Políticas Públicas - 19.09.23

Na intenção de conhecer novas realidades, o estudante de Gestão de Políticas Públicas, da Universidade Federal do Ceará (UFC), Gabriel Peixoto, de 20 anos, veio a São Luís pela primeira vez para apresentar seu trabalho submetido nesta edição da Joinpp, e falou um pouco sobre suas experiências e seu objeto de estudo. “Eu conheci o evento por influência do meu professor, que foi essencial para a conclusão do trabalho, que fala sobre a relação dos direitos humanos e dos direitos à participação em processos de construção de barragens”, disse. Nessa pesquisa, Gabriel analisa o caso da sua cidade, Jaguaribara, e a influência da Barragem do Castanhão na distribuição e direito à água, pauta que vem ganhando cada vez mais destaque no município e no estado.

Na ocasião, estiveram presentes o vice-reitor da Universidade Federal do Maranhão, Marcos Fábio Belo Matos, representando o reitor Natalino Salgado Filho; a diretora de pós-graduação da Agência de Inovação, Empreendedorismo, Pesquisa, Pós-Graduação e Internacionalização (Ageufma), Flávia Raquel; a diretora da escola de governo do Maranhão, Leuzinete Pereira, representando o governador Carlos Brandão; a diretora do Centro de Ciências Sociais (CCSo), Lindalva Martins; a coordenadora da Joinpp, Maria Eunice; a coordenadora do PPGPP, Valéria Ferreira; a vice-presidente da Associação dos Professores da Universidade Federal do Maranhão (Apruma), Ilse Gomes Silva; além de outras autoridades.

Em seu pronunciamento, o vice-reitor comentou que é uma grande felicidade para toda a equipe de gestão superior poder proporcionar encontros como o dessa terça-feira. “Não é fácil para nós, ainda mais neste momento que vivemos, em situação de tão parcos recursos. Contudo, apesar desse desafio, conseguimos continuar entregando os melhores resultados àqueles que seguem acreditando na UFMA. Quero desejar a todos que vivam a experiência ao máximo; que esses dias sirvam para sonhos, trocas, descobertas.  Nós precisamos dessa mobilização e dessa energia para energizar o Brasil, só assim poderemos criar um ambiente melhor e muito mais propício para que todos possamos exercitar nossas esperanças e aproveitar nossa existência”, finalizou Marcos Fábio.

O evento se estenderá até a sexta-feira, 22 de setembro, no Centro Pedagógico Paulo Freire, com programação diversificada e interativa. Além das atividades acadêmicas, venda de roupas, livros, artesanato, comida e demais produtos estarão acontecendo próximo ao auditório.

Acompanhe a programação completa

Por: Júlio César