XI Fórum de Extensão e III Fórum de Cultura serão realizados entre os dias 9 e 11 de novembro

publicado: 04/11/2022 13h16, última modificação: 04/11/2022 15h27

De 9 a 11 de novembro, ocorrerá o XI Fórum de Extensão e III Fórum de Cultura da Universidade Federal do Maranhão, promovido pela Pró-Reitoria de Extensão e Cultura (Proec), com o tema “Extensão e Cultura na UFMA: Caminhos, possibilidades e desafios”, que tem por objetivo realizar discussões por meio de mesas-redondas, palestras e rodas de conversa sobre a extensão e cultura na Universidade.

O evento é destinado para a comunidade acadêmica e em geral e tem inscrições via Sistema Integrado de Gestão de Eventos, com veiculação das atividades pelo Google Meet e pelo Canal Institucional da UFMA no Youtube, gratuitamente. Os fóruns são de grande importância para a divulgação dos trabalhos realizados pelos projetos de extensão na comunidade e também para possibilitar a discussão sobre o cenário atual da extensão e da cultura universitária.

Na programação, serão apresentados trabalhos realizados pelos projetos de extensão contemplados pelos editais do Proec, mesas-redondas sobre o tema do evento, apresentações culturais, palestra, casos de sucesso de projetos de extensão e premiação do mérito extensionista.

No dia 9, pela manhã, ocorrerá a solenidade de abertura, no Youtube, seguida da palestra sobre o tema do evento e a mesa-redonda de tema “Ensino, Pesquisa, Extensão, Internacionalização, Inovação e Empreendedorismo: convergências necessárias para a interação transformadora entre a Universidade e a sociedade”. À tarde, haverá a mesa-redonda sobre cultura e uma roda de conversa com o tema “Extensão no continente”, finalizando com programação cultural.

A manhã do dia 10 terá a apresentação dos projetos de extensão e diálogos construtivos, enquanto que, pela tarde, haverá a mesa-redonda “Tecnologias educacionais na extensão: a experiência da Diretoria de Tecnologias Educacionais-UFMA”, seguida do lançamento do manual da curricularização.

No último dia de evento, pela manhã, serão apresentados casos de sucesso da extensão e/ou cultura, seguidos da premiação dos projetos premiados no “Mérito extensionista Profa. Luciane Maria Oliveira Brito” e da cerimônia de encerramento.

Inscrições e programação podem ser encontradas no Sistema Integrado de Gestão de Eventos (Sigeventos).

Por: Paulo Maciel

Produção: Bruna Castro