X Semana de Engenharia do Maranhão será realizada entre os dias 7 e 11 de novembro

publicado: 17/10/2022 11h35, última modificação: 18/10/2022 16h46
Submissão de trabalhos pode ser feita até esta segunda-feira, 17

Entre os dias 7 e 11 de novembro, terá início a X Semana de Engenharia do Maranhão (Senge), encontro organizado por docentes e discentes dos bacharelados em Engenharia de todo o estado. O evento é voltado para estudantes da graduação, pós-graduação, cursos técnicos e profissionais da área, com atividades realizadas no Centro de Convenções da UFMA e no Centro Pedagógico Paulo Freire, contando também com transmissão on-line. Para participar, basta se inscrever pelo site oficial. Autores de artigos que quiserem submeter seus trabalhos devem fazê-lo até esta segunda-feira, 17.

Para sua décima edição, a Senge pretende trabalhar a temática “Engenharia e o Gerenciamento Estratégico: O perfil do profissional aplicado à governança de práticas sustentáveis e sociais”. Segundo a comissão organizadora, será proposto, por meio de debates e exercícios imersivos, discutir o mercado de trabalho e o ambiente, bem como a responsabilidade de preparar profissionais cada vez mais preparados para agregar valor às suas áreas de atuação, revisando práticas e processos com o objetivo de minimizar os impactos e priorizar o uso de materiais sustentáveis para entregar tecnologia responsável ao mercado.

Segundo José Renato de Oliveira Lima, coordenador do curso de Ciência e Tecnologia da UFMA e orientador do evento, as expectativas são altas para esta Semana de Engenharia . “Depois de dois anos realizando a ‘Senge em casa’, retornamos para a edição de comemoração dos nossos dez anos, e isso é uma marca incrível. Esperamos alcançar um número ainda maior de congressistas, de várias instituições e localidades”, relatou.

Saiba mais

Além de palestras, mesas-redondas, visitas técnicas e apresentações de artigos científicos, a Senge também propõe uma série de atividades interativas que trabalham diversos campos da Engenharia. A chamada Bridge Battle, por exemplo, é uma competição em que as equipes de alunos devem utilizar seus conhecimentos de geometria para construir pontes de macarrão, e aquela que suportar a maior carga será vitoriosa. Há também o Bot Sumô, em que a robótica é usada para travar embates entre máquinas criadas pelos próprios estudantes.

Confira o site do evento

Por: Orlando Ezon

Produção: Bruna Castro