Workshop internacional “II Círculo Epistêmico Afrocentrado” ocorrerá de 30 de agosto a 1º de setembro na Cidade Universitária Dom Delgado

publicado: 23/08/2022 13h20, última modificação: 12/09/2022 13h29

O workshop internacional “II Círculo Epistêmico Afrocentrado”, que ocorrerá no período de 30 de agosto a 1º de setembro deste ano, no Centro de Ciências Sociais (CCSo) da Cidade Universitária Dom Delgado, faz parte do Projeto “Construindo solidariedade transnacional no nexo Brasil-Reino Unido: pedagogias radicais do Sul”, coordenado pela professoras Gabriela Loureiro e Katucha Bento, da Universidade de Edimburgo/Reino Unido, com o apoio do CAHSS (College of Arts, Humanities and Social Sciences) e RACE.ED Network. O evento pretende gerar espaço para o pensamento coletivo, definições criativas e promoção de práxis em relação a pedagogias radicais relacionadas às questões étnico-raciais e afrodiaspóricas do cotidiano da Universidade de Edimburgo, na Escócia; Universidade Federal de Sergipe (UFS); e UFMA, que se uniram para promover uma série de eventos sobre a temática.

Em Aracaju - SE, o projeto é desenvolvido pela professora da UFS, Edineia Lopes, com apoio do Núcleo de Estudos Afro-Brasileiros e Indígenas (NEABI-PPGED-PPGECIMA-UFS) e em São Luís - MA, pela professora do Departamento de Educação II da UFMA, Raimunda Machado, com o apoio do Grupo de Estudos e Pesquisa sobre Educação Afrocentrada (MAfroEduc Olùkọ́-CCSo-UFMA), vinculado ao Núcleo de Estudos e Pesquisa sobre Educação das Relações Étnico-Raciais e de Gênero, no Centro de Ciências Sociais (NEPERGE-CCSo-UFMA).

Com atividades de turismo afrocentrado e rodas de conversa sobre pedagogias radicais do sul, o workshop aborda o contexto do Brasil e do Reino Unido, em que se inclui o cenário afro-maranhense. Desse modo, o evento busca promover espaço para reflexões coletivas e criativas, facilitando a troca de conhecimentos entre ativistas de comunidades tradicionais, membros de movimentos sociais e pesquisadores da academia.

"O workshop, de intercâmbio de conhecimento, pretende gerar espaços para o pensamento coletivo, definições criativas e promoção de práxis em relação a pedagogias radicais, relacionadas às questões étnico-raciais/afrodiaspóricas dos cotidianos da Universidade de Edimburgo (Reino Unido), UFS e UFMA. Há uma série de workshop a serem realizados. O primeiro ocorrei em Edimburgo, no período de 18 a 20 de julho de 2022, o segundo, em Aracaju, capital de Sergipe, no período de 22 a 25 de agosto de 2022 e, o terceiro, em São Luís, capital do Maranhão, que vai ocorrer no período de 30 de agosto a 1º de setembro de 2022", detalhou a professora Raimunda Machado.

O foco, segundo a organização, é pensar sobre pedagogias radicais e sobre o potencial de criar solidariedades transnacionais na área da educação. Os participantes discutirão estratégias para a criação de materiais educativos contra a colonialidade da produção de conhecimento e a negociação de diretrizes sobre justiça educacional e mudança de políticas públicas. O evento também tem proposta de contribuir na ampliação das ações de cooperação acadêmica, técnica, científica e cultural entre a UFMA e as instituições estrangeiras.

O público-alvo do evento são estudantes e professores de graduação e pós-graduação, de grupos de pesquisa e de movimentos sociais, com interesse nos diálogos acerca de estudos decoloniais, cotidianos afrodiaspóricos e afrocentrados. As inscrições para o evento na Universidade Federal do Maranhão começaram no dia 17 deste mês e vão até o dia 29. Para conferir a programação e mais informações, acesse a página do evento.

Por: Jarina Milena

Produção: Bruna Castro