Workshop de Tecnologias de Redes do PoP-MA: evento debateu sobre tecnologia, informação, segurança de dados e Internet, no prédio do  BICT

publicado: 10/10/2023 15h28, última modificação: 10/10/2023 16h19
Workshop de Tecnologias de Redes do PoP-MA: evento debateu sobre tecnologia, informação, segurança de dados e Internet, no prédio do  BICT

Foi realizado, na última sexta-feira, 6 de outubro, no auditório do Instituto de Engenharias, o evento “Workshop de Tecnologias de Redes do PoP-MA”, com objetivo de relembrar, discutir e repensar planos acerca da disponibilidade de Internet dentro do estado. Sediado no prédio do Bacharelado Interdisciplinar em Ciência e Tecnologia (BICT), no Câmpus São Luís da Universidade Federal do Maranhão (UFMA), o encontro híbrido teve como tema “Segurança da Informação para a Ciência e Educação”.

Organizada pela Rede Nacional de Ensino e Pesquisa (RNP), com representação local do coordenador, José Ribamar Santana Netto, e apoio da Superintendência de Tecnologia da Informação (STI), a iniciativa buscou reunir as principais instituições de caráter científico, como a UFMA, UEMA, IEMA, IFMA, FAPEMA, Centro de Lançamento de Alcântara (CLA), EMBRAPA e outros órgãos.

Todas elas são assistidas pela Rede Acadêmica Brasileira, também conhecida como Rede Ipê, presente em todo o território nacional, oferecendo acesso à Internet de qualidade e suporte para a transmissão de quantidades volumosas de dados ligados ao desenvolvimento de novas tecnologias e projetos do ramo da ciência.

Rede Nacional de Ensino e Pesquisa  (RNP) realiza encontro com tema "Segurança da Informação" na UFMA

O representante da Escola Superior de Redes, da RNP, Thyago Alves, comentou que o evento ocorreu no momento certo. “Precisávamos conversar com os gestores dessas instituições, a fim de estreitar os relacionamentos e traçar metas para os próximos anos, não somente na área da tecnologia e segurança, que é o foco do encontro, mas também no sentido de ampliar e disseminar conhecimento e capacitação a todos aqueles que se interessem pelo nicho”, afirmou.

Em explicação, Santana Netto também relembrou alguns pontos chave. “O desenvolvimento da Internet no Brasil, considerando toda a sua história, nos permitiu estar aqui hoje aprimorando-a  e expandindo-a dentro do nosso estado. Na atual gestão da RNP, subimos a capacidade de 8 para 155 megabytes e, não muito depois, alcançamos 1 gigabyte. Agora estamos em 100 gigabytes por segundo. Tudo isso é parte do projeto que começou com a consolidação da rede metropolitana de Internet de São Luís, e depois pretendemos levá-la aos demais municípios do continente”, disse.

O pró-reitor da Agência de Inovação, Empreendedorismo, Pesquisa, Pós-Graduação e Internacionalização (Ageufma), Fernando Carvalho, esteve presente e destacou a importância do evento, assim como o envolvimento da Universidade com a pauta. “Nós fizemos um grande investimento de mais de 20 milhões de reais para o STI. Pretendemos continuar com o objetivo de melhorar cada vez mais o nosso sistema de informação”, comentou. Em tom de agradecimento e respeito, ele ainda comentou o papel fundamental que os profissionais da área desempenham dentro de suas funções. “A UFMA não funcionaria sem vocês”, finalizou

Por: Júlio César

Fotos: Gabriel Jansen