Notícias

Workshop “Orientações de Atendimento aos Discentes Surdos” será realizado em 31 de agosto, na Cidade Universitária

publicado: 26/08/2022 16h50, última modificação: 28/08/2022 15h13
Ação é promovida pela 1° vez pela Diretoria de Acessibilidade e será realizada no Centro Pedagógico Paulo Freire

A Diretoria de Acessibilidade (Daces), por meio da Coordenação de Tradução e Interpretação em Língua Brasileira de Sinais (Libras), realizará, em 31 de agosto, no miniauditório 109/110 da Asa Sul do Centro Pedagógico Paulo Freire, o Workshop “Orientações de Atendimento aos Discentes Surdos”. Além de proporcionar as diretrizes técnicas voltadas ao atendimento desse público, o evento também tem o objetivo de tornar mais conhecidos determinados vocábulos de uso do contexto educacional.

Alunos, docentes e técnicos administrativos podem fazer suas inscrições, de forma gratuita, na página do Sigeventos, até o dia do evento. Todos os inscritos receberão certificado de participação de oito horas. De acordo com a tradutora e intérprete de Libras Roselane Martins, a Daces já realizava, semestralmente, reuniões com os docentes dos cursos que têm alunos surdos e usuários de Língua Brasileira de Sinais. A volta das aulas 100% presenciais, marcadas para o dia 5 de setembro, motivou a realização do evento.

“Nossas reuniões eram marcadas pelas orientações de atendimento e para sanar possíveis dúvidas dos professores, que, em sua maioria, teriam o primeiro contato com um discente surdo. Com o retorno das atividades 100% presenciais, consideramos que reunir os docentes em um único momento seria mais produtivo, assim aqueles que já tiveram experiências exitosas poderão compartilhar com os que estarão tendo o primeiro contato”, explicou a tradutora intérprete.

Pela manhã, a programação inicia-se com a abertura, seguida por palestras com as orientações técnicas, como, por exemplo, a abordagem da língua portuguesa voltada para os surdos, que será ministrada pela Coordenação de Tradução e Interpretação em Libras e convidados. Pela tarde, o professor Maik Waldemar, do Departamento de Letras, promoverá uma oficina de Libras. Segundo a organização, o especialista apresentará os sinais específicos do ambiente educacional.

De acordo com a intérprete, realizar o workshop pela primeira vez é uma experiência que busca garantir a permanência na Universidade dos alunos que possuem esse tipo de deficiência. “O Workshop tem por objetivo proporcionar um momento de partilha de experiências e orientações, sanar dúvidas sobre a pessoa surda, suas dificuldades e possibilidades, multiplicar informações e conhecimento sobre a Libras, assim como apresentar para a comunidade acadêmica as ações da Daces na área de surdez”, afirmou.

Ainda segundo Roselane, após a realização, a previsão é que ocorram outros eventos com esse mesmo objetivo. “Nosso planejamento é que seja realizado semestralmente, cada vez mais amplo e com mais temas a serem discutidos pela comunidade acadêmica”, finalizou.

Para mais informações, basta entrar em contato via e-mail, .

Saiba mais

A Daces foi criada em 2009, na época, conhecida por Núcleo de Pró-Acessibilidade e Permanência de Pessoas com Deficiência à Educação (Nappede). Desde então, segue empenhada em propiciar caminhos para uma prática reflexiva e humanizada no atendimento ao público com deficiência. O workshop coincide com o aniversário de 20 anos da criação da Lei N.º 10.436, que determina a Libras no Brasil, como meio legal de comunicação da comunidade surda. 

Por: João Meireles

Produção: Marcos Paulo Albuquerque

Revisão: Jáder Cavalcante

registrado em: