Notícias
Webinário ministrado pelo professor doutor em Saúde Pública Roberto Medronho aborda “A pandemia de covid-19 e a desigualdade social”
Ocorreu, na última quinta-feira, 17, mais um webinário do portal Saúde Para Você, realizado pela Universidade Federal do Maranhão. O evento foi transmitido no Canal Institucional da UFMA no YouTube e teve como palestrante o professor e doutor em saúde pública Roberto Medronho, que falou sobre “A pandemia de covid-19 e a desigualdade social”.
Após a abertura e apresentação do webinário, realizada pelo reitor Natalino Salgado, o palestrante Roberto Medronho, inicialmente, apresentou um resgate sobre a história e as características do coronavírus, bem como os dados atualizados da Organização Mundial de Saúde (OMS) que, de acordo com o professor, são “apenas a ponta de um grande iceberg em relação à infecção pelo coronavírus”, tendo em vista que apenas refletem o número de sintomáticos que procuraram um serviço de saúde e que, por conseguinte, foram notificados.
O professor ponderou também sobre a história das pandemias, tal como alertou sobre as próximas que ocorrerão, devido ao movimento exploratório acelerado do homem na natureza, assim como o saneamento deficiente, a grande locomoção de pessoas no mundo, entre outros fatores que propiciam esse processo pandêmico. Ademais, o médico ponderou sobre as diferenças nos índices de países de alta e de baixa renda ao observar as desigualdades em três pandemias, a de 1918 a 1919, da conhecida “gripe espanhola”, a de H1N1, em 2009 e a pandemia atual de covid-19.
No atual contexto da covid-19, Roberto Medronho assinalou que muito se usa o termo “sindemia”, conceituado na década de 90, em que ocorre comorbidades e fatores de risco interligados, interativos e cumulativos, intensificando a carga da doença. Além disso, o professor relatou diversos outros dados que demonstram as desigualdades entre grupos sociais, assim como os seus impactos. Para saber mais e assistir ao webinário completo, acesse o Canal Institucional da UFMA no Youtube.
Por: Alan Veras
Produção: Marcos Paulo Albuquerque
Revisão: Jáder Cavalcante