Notícias

Webinário “Tive Covid, e agora?”, ministrado pela médica Wilka Castro, foi realizado na quinta, 10

publicado: 15/03/2022 12h39, última modificação: 15/03/2022 20h02
Tive Covid e agora.jpg

Visando trazer informação à comunidade acadêmica, foi transmitido, na quinta, 10, no Canal Institucional da UFMA, no Youtube, o webinário “Tive Covid, e agora?”.  A médica da família e comunidade do Hospital Universitário da UFMA (HU-UFMA) e mestra em Saúde da Família pela Fiocruz, Wilka Castro, ministrou a palestra, mediada pela professora Christiana Salgado, do Departamento de Medicina.

Durante a palestra, Wilka trouxe dados epidemiológicos referentes à pandemia no Brasil e no Maranhão, como os grupos de riscos e os sintomas gripais que vão mudando de acordo com a cepa. Além disso, ela abordou os diferentes tipos de exames que detectam a covid, além de explicar o seu funcionamento e em quais ocasiões se aplica cada tipo.

Com uma linguagem de fácil compreensão, a médica traçou uma linha cronológica sobre a pandemia e ressaltou quanto mudou a literatura em relação aos cuidados, como, por exemplo, a forma de lidar com o isolamento. Quanto à reabilitação, Wilka ressaltou também que o tratamento pós-covid deve ser realizado de forma individual, de acordo as funcionalidades de cada um.

“A doença é única, de acordo com o paciente. O determinante não é só a idade, ainda é uma doença muito misteriosa para a Medicina de forma geral. O processo de reabilitação deve ser totalmente personalizado, de acordo com o objetivo a ser alcançado na pós-covid, vendo o que está alterado no paciente”, pontuou.

Para assistir à palestra na íntegra, acesse o Canal Institucional da UFMA.

Por: João Meireles

Produção: Marcos Paulo Albuquerque

Revisão: Jáder Cavalcante

registrado em: