Webinar do Dia da Água reúne mais de 1.200 participantes

publicado: 23/03/2021 19h34, última modificação: 23/03/2021 19h35
Webinar do Dia da Água (4).jpg

O Departamento de Oceanografia e Limnologia da UFMA (DEOLI), com o apoio do Mestrado em Desenvolvimento e Meio Ambiente (PRODEMA), da Coordenação de Ciências do Mar (CCMAR) e do Aoceano Norte, realizou o webinar "Desafios para a Gestão dos Recursos Hídricos no Norte e Nordeste do Brasil".

O evento foi acompanhado por 1.200 participantes oriundos de diversos cursos de graduação e pós-graduação da UFMA e de outras instituições do Brasil.

O professor Carlossandro Albuquerque, da Universidade Estadual do Amazonas (UEA), abordou sobre os principais desafios para gestão dos recursos hídricos da maior bacia hidrográfica do mundo, a bacia do Rio Amazonas, na sua apresentação foram destacados os dados sobre os principais conflitos da região.

Já o professor Rodrigo Carvalho, da Universidade Estadual do Rio Grande do Norte, destacou as características dos recursos hídricos no semiárido do Brasil, abordando as dificuldades e desafios para a gestão dos recursos hídricos de uma região com déficit hídrico.

A professora Paula Verônica Santos finalizou o webinar enfatizando os aspectos normativos da Política Nacional dos Recursos Hídricos, e, em seguida, apresentou as principais características das bacias hidrográficas do estado do Maranhão e os avanços e desafios no âmbito da Agenda 2030 da ONU.

Para o chefe do DEOLI, Walter Muedas, o evento foi o primeiro de um ciclo de palestras e seminários que serão realizados pelo departamento. “Instituímos uma comissão de eventos e iniciamos com chave de ouro nossas atividades. Tivemos ampla participação no webinário e esperamos manter e ampliar o público e projeção nas próximas ações”, afirmou.

O Webinar continua disponível para o público, no canal do DEOLI no Youtube, ou assista ao vídeo abaixo.

Por: Leonardo Soares - Deoli