Vivência Poética Teatral: alunos do Curso de Teatro da UFMA realizam exposição de caixas de pandora

publicado: 13/12/2023 10h56, última modificação: 13/12/2023 23h53
A exposição ocorre no dia 20 de dezembro em três locais diferentes

No próximo dia 20 de dezembro, discentes do 1º período do curso de Licenciatura em Teatro, da Universidade Federal do Maranhão (UFMA), realizam a exposição Vivência Poética Teatral, que finaliza a disciplina “Introdução à Pedagogia do Teatro”. A exposição ocorrerá em três locais diferentes: Praça Oito, no Centro de Ciências Sociais (CCSo), Hall do Centro de Ciências Humanas (CCH) e no Hall do Restaurante Universitário (RU), das 8h às 12h30.

Segundo a mitologia grega, os deuses colocavam, dentro de caixas, todos os defeitos do mundo, como a guerra, a discórdia, as doenças do corpo e da alma, porém contendo a esperança. São as chamadas caixa de pandora. Durante a disciplina “Introdução à Pedagogia do Teatro”, os alunos foram incentivados a recriar esse objeto extraordinário.

Os discentes puderam criar sua própria caixa com o reaproveitamento de materiais, tais como: papelão, jornal, sacola kraft, cola, revistas em quadrinhos e partes de livros. O produto final é recurso didático teatral para a formação docente, contendo cartas para estudantes do ensino médio que estudam em escolas públicas. Além das cartas para os estudantes, poemas, trechos de obras e mensagens sobre o processo de formação docente em Teatro completaram o interior das caixas. O resultado poderá ser visto na exposição, que foi organizada e produzida pelos alunos da disciplina.

Para a exposição, também foram organizados roteiros com trechos de poesias e histórias, que serão transmitidas na Rádio Universidade FM 106.9, parceira do projeto Intervenção Poética Teatral.

Daiana Roberta, professora responsável pela disciplina, fala um pouco sobre como pensa a pedagogia teatral e o ensino de teatro no enriquecimento acadêmico e social dos alunos participantes: “O Teatro, como uma área de formação, exige o comprometimento na formação docente para uma prática dialógica com foco nos saberes e fazeres no teatro, que são pedagógicos em diferentes aspectos, seja no âmbito das reflexões educacionais, artísticas e criativas da cena para a visão crítica do mundo, quanto na ampliação de referências e percepção de sujeitos diversos. Se o Teatro é um direito básico, então cada pessoa deve acessá-lo em diferentes contextos para que possamos ter uma sociedade mais justa e plural. Por isso ensino de Teatro em todas as fases da vida é necessário”.

A professora ainda complementa: “Por um teatro na UFMA! Pela valorização da docência teatral e da prática cênica no Maranhão”.

Por: Karina Soares

Produção: Alan Veras