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VIII Encontro Maranhense sobre Educação, Mulheres e Relações de Gênero no Cotidiano Escolar e Simpósio Maranhense de Pesquisadoras(es) sobre Mulher, Relações de Gênero e Educação são realizados de forma híbrida

publicado: 28/10/2021 11h13, última modificação: 29/10/2021 14h43

Na segunda-feira, dia 25, foram realizados de forma híbrida, no auditório da Fundação Sousândrade de Apoio ao Desenvolvimento da UFMA (FSADU), a Conferência de Abertura do VIII Encontro Maranhense sobre Educação, Mulheres e Relação de Gênero no Cotidiano Escolar (Ememce) e o VIII Simpósio Maranhense de Pesquisadoras(es) sobre Mulher, Relações de Gênero e Educação (Simpergen). Os eventos foram idealizados pelo Grupo de Estudos e Pesquisas sobre Educação, Mulheres e Relações de Gênero (Gemge), em parceria com o Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE) da Universidade Federal do Maranhão. Toda a solenidade ocorreu com o apoio de intérpretes da Língua Brasileira de Sinais (Libras). 

Com o tema “Mulher e Educação nos Espaços Alternativos”, os objetivos da oitava edição do Ememce e do Simpergen consistiram em: ressignificar a educação da mulher, sustentada na vivência e na perspectiva interseccional (como etnia e classe social, entre outros), com preferência em uma análise teórico-feminista nos múltiplos campos de conhecimento; pensar educação da mulher como potência transformadora, contribuindo para retirá-las das searas subalternizadoras; discutir a educação da mulher, como enfrentamento das lutas pelos direitos humanos e pela justiça social; além de aprofundar a compreensão acerca da presença da educação da mulher em espaços formais e alternativos de educação.

O encontro contou com o apoio do Núcleo Interdisciplinar de Estudos e Pesquisas sobre Mulher, Cidadania e Relações de Gênero (Niepem), filiado à Rede Feminista Norte e Nordeste de Estudos e Pesquisas sobre Mulher e Relações de Gênero (Redor). Este ano, o Gemge buscou oferecer um espaço para o debate com a aglutinação de iniciativas e, consequentemente, visibilidade da presença das mulheres em espaços educacionais diversos.

A fala de abertura da solenidade foi proferida pela pró-reitora de Extensão e Cultura, Zefinha Bentivi, representando o reitor da UFMA, Natalino Salgado Filho. Ela desejou boas-vindas aos participantes e declarou que o evento já é um sucesso. Em seguida, a coordenadora do Gemge, Diomar das Graças Motta destacou que, desde a sua implantação, o Gemge tem como foco a visibilidade da mulher, em especial, a mulher professora. “Apesar dos avanços, das lutas e mobilizações e da produção de conhecimento sobre a mulher, nossos estudos continuam se defrontando com o contingente em que a educação formal não se constitui um direito básico de todos os seres humanos”, enfatizou.

A coordenadora do PPGE, Lucinete Marques Lima, que participou de forma virtual, parabenizou a professora Diomar pela dedicação em discutir a temática das mulheres e relação de gênero e acrescentou que esse trabalho tem permitido ampliar as discussões em âmbito nacional.

“O programa de pós-graduação entende que esses momentos de debate público são de grande relevância na realização dos seus objetivos formativos, de produção e de socialização do conhecimento científico, pois os encontros que o grupo vêm desenvolvendo na sua oitava edição representam um grande espaço de troca, de intercâmbios de pesquisadores, de diálogos, de referenciais, de experiências empíricas que são construídas em espaços e tempos diversos e se tornam um excelente ambiente formativo para os nossos pós-graduandos, para os professores do programa e para todos que têm o privilégio de participar desses encontros e desses debates”, ressaltou.

A diretora do Centro de Ciências Sociais (CCSO), Lindalva Martins Maia Maciel, também participou de forma virtual e compartilhou um relato em que foi vítima de preconceito pelo fato de ser mulher. “Essa é uma discussão importante e necessária, porque eu já sofri agressões como gestora e candidata à direção de um Centro por parte de homens, por parte de pessoas que não concordavam com a gestão de uma mulher. Então, trazer ao debate, entronizar a figura da mulher e a sua importância, principalmente no contexto de uma sociedade tão negacionista, é louvor, é merecedor de atenção por parte de todos nós”, realçou.

As coordenadoras dos eventos, Iran de Maria Leitão Nunes e Maria José Lobato Rodrigues, mencionaram a alegria de realizar o encontro, agradeceram a participação do público e de todos os envolvidos, além de desejar que mais mulheres tenham o direito assegurado à educação.

O diretor de Empreendedorismo da UFMA, Walter Nunes, representando o pró-reitor da Agência de Inovação, Empreendedorismo, Pesquisa, Pós-Graduação e Internacionalização (Ageufma), Fernando Carvalho Silva, reconheceu a grandiosidade do evento e afirmou que o Encontro e o Simpósio são muito marcantes e produtivos para os participantes.

Durante a solenidade, foi realizada a cerimônia de outorga da Medalha de Mérito professora Laura Rosa, homenagem instituída pelo Gemge em 2011 com o intuito de premiar pessoas que atuaram nos estudos e nas pesquisas sobre mulheres professoras. Este ano, cinco personalidades receberam a honraria por suas atuações e protagonismo no âmbito educacional em espaços alternativos. Também houve um discurso em nome das homenageadas proferido pela professora aposentada da UFMA Dilercy Aragão Adler e a palestra da docente Ivanilde Apoluceno de Oliveira, da Universidade do Estado do Pará (Uepa).

Saiba mais

A professora Ivanilde Apoluceno É doutora em Educação pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo e realizou estágio pós-doutoral em Educação, na Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro. É docente, pesquisadora e coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade do Estado do Pará. Atualmente, coordena o Núcleo de Educação Popular Paulo Freire. Tem desenvolvido trabalhos na área da Educação, com ênfase em Filosofia da Educação, Educação Popular e Educação Inclusiva. Entre seus livros, destacam-se: Filosofia da Educação: reflexões e debates (2006), Saberes, imaginários e representações na educação especial: a problemática ética da “diferença” e da exclusão social (2005) e Leituras freireanas sobre Educação (2003)

Acompanhe na íntegra a transmissão da Conferência pelo canal do Gemge UFMA no Youtube.

Por: Hérika de Almeida

Produção: Marcos Paulo Albuquerque 

Revisão: Jáder Cavalcante

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