Notícias

VII Copa das Atléticas do Maranhão promove integração entre discentes por meio do esporte

publicado: 21/05/2024 14h11, última modificação: 21/05/2024 14h11
VII Copa das Atléticas do Maranhão promove integração entre discentes por meio do esporte

A Copa das Atléticas do Maranhão (CAMA) ocorre anualmente no primeiro semestre do ano, promovendo a integração entre discentes de diferentes cursos de graduação da Universidade Federal do Maranhão (UFMA), por meio de competições esportivas. Esse ano, os jogos ocorreram entre os dias 27 de abril e 19 de maio.

A competição é composta por 16 atléticas da UFMA, divididas em duas divisões, cada uma com 8 equipes. Com diferentes modalidades, nas categorias masculinas e femininas, a CAMA promove o espírito de equipe, ações de lazer para os discentes e um momento de descontração do ambiente acadêmico. As modalidades deste ano foram futsal, vôlei, handebol, vôlei de praia, sinuca, dominó, xadrez, beer pong, ‘Foi de Propósito’ (FDP) e basquete. 

Todos os anos é uma atlética responsável pela tarefa de organizar o campeonato e a festa de encerramento, em 2024, fica a cargo da atlética Ampere, de Engenharia Elétrica, organizar tanto os eventos oriundos da competição, quanto a administração de prêmios, pódio, disponibilização de quadras e árbitros.

José Victor Gaioso, organizador geral do campeonato e discente do 6º período de Engenharia Elétrica, destaca os principais pontos da organização da competição, como a equipe dividiu-se para realização das tarefas: “A organização como todos os anos foi bem atarefada, sempre se tem muitas coisas para resolver, mas ela é facilitada quando estruturamos a forma da equipe funcionar. Atualmente, no nosso regulamento, temos várias coordenações e foi feito exatamente dessa maneira, apenas com algumas adaptações para funcionar melhor com a minha equipe. No total, temos oito coordenações: Geral, Esportiva, Social, Alimentação, de Segurança, Administrativa, de Arbitragem e a Comissão Especial Disciplinar”. 

Sobre a importância da competência para a convivência entre os participantes e a promoção de lazer, José Victor acrescenta: “A C.A.M.A é, disparado, o maior campeonato de Atléticas do Maranhão. Todo ano, tem-se em torno de 1000 atletas da própria UFMA empolgados para ir em quadra pegar o título pra sua atlética. A importância do campeonato não está apenas ligada a incentivar a prática dos esportes, mas também na integração dos demais cursos com os outros e a criação da sensação de pertencimento à UFMA, infelizmente, nem sempre todos percebem isso, e isso acaba por atrapalhar o andamento do campeonato, mas, mesmo assim, seguimos firmes e fortes”. 

Cada ano, duas novas atléticas podem ser introduzidas ao campeonato a partir de uma votação feita pelas ligas atléticas que já integram o CAMA. Em 2024, as atléticas Helvética (Design) e Cacique (Ciências Contábeis) puderam juntar-se a competição junto das atléticas Alquimia (Química), Carcara (Biologia), Smaga (Engenharia Química), Curare (Odontologia), Laplace (Matemática), Lorde (Ciência da Computação), Monarca (Ciências Econômicas), Lendária (Direito), Psicodélica (Psicologia), Sparta (Enfermagem), Regente (BICT), Soberana (Administração) e Letal (Farmácia).

As equipes interessada precisam enviar uma carta ao e-mail do CAMA, após o recebimento ocorre uma reunião que levará em consideração o comportamento desportivo da equipe interessada e a sua posição no ranking geral, garantindo um campeonato equilibrado. 

Solidariedade

Com os desastres naturais acontecidos no Rio Grande do Sul, os discentes puderam juntar-se para organização de um grande processo de doações de roupas, alimentos, remédios, colchões, itens infantis, produtos de limpeza, higiene pessoal e ração de animais para as vítimas das enchentes em diferentes cidades do RS.

José Victor ainda detalha o planejamento para organizar o recebimento de doações mesmo após o fim do campeonato: “Nós conseguimos menos do que esperávamos, mas nós, da organização, ainda iremos continuar com a captação de doações, com o encerramento do campeonato, ainda estamos pensando numa logística para fazer esse recebimento, mas continuará até o final de maio”. 

Por: Karina Soares

Fotos: TSM Sports

Produção: Sarah Dantas

registrado em: