Universidade promove Conferência "Cidades da Amizade" e estreita laços entre São Luís e Wuhan (China)

publicado: 15/06/2023 07h55, última modificação: 16/06/2023 08h27
Aproximação ocorreu no início de junho por meio da instauração de Programas de Mobilidade Acadêmica Internacional
Universidade promove Conferência Cidades da Amizade e estreita laços entre São Luís e a cidade Wuhan, na China

No dia 1º de junho deste ano, a Universidade Federal do Maranhão, por meio da Agência de Inovação, Empreendedorismo, Pesquisa, Pós-graduação e Internacionalização (Ageufma), promoveu a Conferência intitulada Cidades da Amizade - Intercâmbio Virtual para Estudantes Universitários das cidades de Wuhan (China) e São Luís (Brasil), com a presença de autoridades governamentais e representantes estudantis de Instituições de Ensino Superior da China, localizadas em Wuhan, incluindo a renomada Hubei University, a Wuhan Sports University e a Huazhong University of Science and Technology e da Universidade Federal do Maranhão.

A Conferência teve como objetivo fomentar a troca de informações sobre as oportunidades de intercâmbio estudantil, tanto virtual quanto presencial, entre as instituições participantes, além de divulgação da cultura, do idioma e das tradições locais.

Durante o evento, foram apresentados vídeos curta-metragem, em formato Vlog, produzidos por estudantes de ambas as localidades, destacando a cultura, gastronomia e a vivência universitária em Wuhan e em São Luís.

Segundo o pró-reitor da Ageufma, professor Fernando Carvalho Silva, “este foi um momento para a construção de um diálogo humano e aberto entre as instituições de ensino superior de São Luís e Wuhan e, consequentemente, para o fortalecimento das relações de amizade entre nossos países”.

Já nas palavras do reitor da UFMA, professor Natalino Salgado Filho, “as instituições participantes têm muito a contribuir umas com as outras, especialmente, no que diz respeito à inovação tecnológica, já que a China, atualmente, é disposta como uma das maiores potências mundiais”.

Em Carta de Agradecimento, enviada pelo Gabinete de Relações Exteriores do Governo Popular Municipal de Wuhan à UFMA, foi reforçada essa parceria: “Consideramos Wuhan e São Luís como cidades irmãs. E muito nos honrou participar de atividades conjuntas voltadas à promoção das duas localidades e ao desenvolvimento comum. Desejamos continuar unindo esforços para o aprofundamento das relações de amizade entre nossas universidades. E estamos ansiosos para visitarmos São Luís e recebermos os pesquisadores maranhenses em Wuhan e em nossas instituições”, frisou.

Por: Ageufma