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Universidade FM promove palestra sobre marketing cultural e visibilidade no rádio
A Universidade FM promoveu, na manhã dessa segunda-feira, 7, a palestra “No Ar – Marketing Cultural em Alta Frequência”, ministrada pelo coordenador do Curso de Design da Estácio São Luís, professor Guilbert Macedo.
O evento ocorreu no Anfiteatro do Curso de Comunicação da Universidade Federal do Maranhão (UFMA), Centro de Ciências Sociais (CCSo), no Bacanga, voltado para a equipe da emissora, discutindo a importância do marketing cultural e da cultura colaborativa como caminhos para o fortalecimento do rádio.
A ação reuniu colaboradores, bolsistas e funcionários, com o propósito de refletir sobre as estratégias de visibilidade e sustentabilidade da emissora, reconhecida por sua programação de qualidade, jornalismo independente e compromisso com o interesse público. “A Universidade realizou hoje uma palestra sobre marketing no rádio, muito importante para seus colaboradores, abordando a relevância desse tipo de conhecimento aplicado à comunicação. O rádio segue como veículo popular de enorme impacto social, especialmente no Maranhão”, destacou o coordenador de Núcleos da 106, Paulo Pellegrini.
Paulo também ressaltou que a Universidade FM tem buscado, continuamente, inovação tecnológica, sustentabilidade e estratégias eficazes de apoio cultural, especialmente voltadas para as campanhas educativas e ações de interesse público.
Durante a apresentação, Guilbert Macedo abordou o papel do rádio na era digital, o desafio da atenção em tempos de excesso de informação e a força do rádio como mídia que surpreende e conecta, especialmente, com os públicos mais jovens. “Falar para a Rádio Universidade, seja numa entrevista ou numa palestra, é sempre um prazer. A emissora tem uma credibilidade que pouquíssimas marcas conseguem. Isso vem da história, da memória afetiva e do trabalho de profissionais de altíssimo nível. A Universidade FM é uma marca multiplataforma, presente no YouTube, Spotify, aplicativo próprio... e, ainda assim, mantém a essência do rádio: surpreender, informar, emocionar”, elogiou Macedo.

Ele destacou ainda o paradoxo da escolha nas plataformas digitais, em que o excesso de opções, muitas vezes, impede o consumo fluido de conteúdo, e como o rádio se mantém relevante por oferecer uma programação que foge aos algoritmos e propõe descobertas. “O rádio te oferece sempre algo novo, algo que você não estava procurando. Isso é poderoso. E é por isso que os jovens estão redescobrindo. A Universidade FM é um exemplo de emissora que alia credibilidade, inovação e qualidade”, complementou.
A importância dessa articulação entre Universidade, cultura e comunicação também foi ressaltada pelo pró-reitor de Administração e Finanças da Estácio São Luís, Samuel Scriviner. “Para nós, da Estácio São Luís, é uma grande satisfação contribuir com ações que estimulam o diálogo entre educação, cultura e comunicação. O rádio é um meio essencial de alcance social, e a Universidade FM tem um papel notável na difusão de conhecimento, prestação de serviço e valorização da cultura local. Ficamos felizes em ver um de nossos professores sendo parte dessa construção coletiva. Esse tipo de parceria é fundamental para o desenvolvimento institucional e para a formação cidadã”.
A diretora da 106 e professora do curso de Comunicação Social da UFMA, Josie Bastos, reforçou a importância do evento como ferramenta de formação e desenvolvimento institucional. Josie também salientou que a palestra representa um ponto de partida para as ações mais práticas envolvendo toda a equipe na construção de estratégias de visibilidade e captação. “Esse momento foi uma oportunidade para que todos — bolsistas, funcionários e colaboradores — compreendessem melhor o papel que podem desempenhar no fortalecimento da Rádio. Às vezes, temos vontade de buscar parcerias ou apoiadores culturais, mas não sabemos por onde começar. A palestra nos deu ferramentas e informações para atuar com mais segurança, sempre respeitando a natureza e os princípios da Universidade FM”, disse.
Segundo Josie, a sustentabilidade da emissora depende do envolvimento coletivo da equipe. Por isso a palestra também teve o propósito de estimular a autonomia dos colaboradores para atuarem como agentes de inovação e expansão. “Chamamos um profissional experiente, o professor Guilbert Macedo, e, a partir dessa troca, já estamos pensando em diversas ações práticas. O futuro da Rádio Universidade passa pelo engajamento de todos, e esse foi um passo fundamental nesse caminho. Queremos garantir uma vida longa à nossa emissora — pelos próximos 80 anos ou mais”, afirmou Josie Bastos.
INOVAÇÃO E INTERESSE PÚBLICO
A Universidade FM, vinculada à UFMA e à Fundação Sousândrade, é reconhecida por sua programação diversificada, educativa e cultural, com forte presença em multiplataformas. Mais do que um veículo de comunicação, ela se posiciona como um espaço de serviço público, informação de qualidade, cultura, formação profissional e inclusão.
Com mais de sessenta programas e funcionamento de forma ininterrupta, a emissora segue se reinventando para manter sua relevância num cenário de transformações rápidas nas formas de consumo de conteúdo.
Iniciativas como essa palestra reforçam esse compromisso e ampliam o diálogo interno sobre inovação, sustentabilidade e impacto social.
Por: Borges Júnior - Universidade FM
Revisão: Jáder Cavalcante