Notícias
Universidade FM e Instituto Pangeia promovem capacitação em Primeiros Socorros Psicológicos
A capacitação em Primeiros Socorros Psicológicos: Intervenções Básicas em Situações de Crise é fruto de uma parceria entre a 106 — emissora da Universidade Federal do Maranhão (UFMA) e Fundação Sousândrade de Apoio ao Desenvolvimento da UFMA (FSADU) — e o Instituto Pangeia.
Localizado na Rua dos Abacateiros, Bairro São Francisco, em São Luís, o Instituto Pangeia oferece um espaço agregador, onde todas as abordagens em psicologia são prestigiadas e difundidas, sempre com atenção ao objetivo de proporcionar aperfeiçoamento profissional do psicólogo e oferecer um atendimento ético e qualificado a quem busca terapia.
A parceria pretende capacitar profissionais e interessados para oferecer suporte emocional e prático em momentos de vulnerabilidade, contribuindo significativamente, para o bem-estar psicológico da comunidade. “É muito importante para a Rádio Universidade firmar parcerias com empresas, instituições ou com projetos que seguem a mesma linha educativa e cultural da emissora. E o Instituto Pangeia é um parceiro de altíssimo nível, que vem agregar à programação da Rádio, apoiando programas da emissora, e oferecendo também oportunidades de qualificação para profissionais e ouvintes”, observou o diretor de Núcleos da 106, jornalista Paulo Pellegrini.
A iniciativa também reforça o compromisso do Instituto Pangeia com a responsabilidade social e a promoção de ambientes mais acolhedores, ações que integram o compromisso da instituição com a democratização do acesso à formação e ao cuidado em saúde mental, reforçando o papel de instituição ética, socialmente engajada e comprometida com o bem-estar coletivo. “Vejo a parceria entre a Rádio Universidade e o Instituto Pangeia como muito importante, porque ela amplia o acesso à informação sobre saúde mental. Torna temas como o do Curso de Primeiros Socorros Psicológicos mais próximos da comunidade. E isso acontece por meio da Rádio, com atenção a conteúdos educativos, alcançando públicos diferentes dos que geralmente conseguimos atingir”, observou a diretora do Instituto Pangeia, psicóloga Lívia Guedes.
Ela complementa, destacando a contribuição para a conscientização do público. “Contribui também para conscientizar e preparar as pessoas que lidam com situações de crise em diversos contextos. É importante saber que a saúde mental está presente em muitos cenários. Além disso, essa colaboração valoriza a psicologia. Precisamos valorizar o profissional da psicologia e da educação, pois a saúde mental é fundamental para o cuidado, a prevenção e o enfrentamento de sofrimentos emocionais. Acredito que esse compromisso ajuda a construir uma cultura de acolhimento e responsabilidade coletiva”, frisou.
ATUAÇÃO
O Instituto Pangeia é uma instituição que trabalha com ações de saúde mental e está abrindo oportunidades na graduação e pós-graduação para pessoas de diferentes áreas, mas com atenção à comunicação, que atravessa todas as áreas de formação.
No contexto da parceria estabelecida com a Universidade FM, o Instituto Pangeia está oferecendo, ao longo do período de 12 meses, produtos como atividades e/ou serviços, como o Curso de Primeiros Socorros Psicológicos, concessão de bolsas em pós-graduação, bolsas em eventos formativos, desconto em psicoterapia para colaboradores de parceiros, como a 106.
“Essa parceria foi formalizada para atender aos colaboradores da Rádio Universidade e da UFMA, mas, também, com atenção aos cursos de graduação e pós-graduação do Instituto Pangeia. Então, ela oferecerá bolsas integrais e bolsas com desconto, além de atendimentos aos colaboradores da Rádio. São descontos para que eles possam usufruir todas as ações da instituição”, disse a diretora da Universidade FM, Josie Bastos.
CAPACITAÇÃO
A Universidade FM e o Instituto Pangeia promovem, durante o mês de junho, capacitação gratuita na área de psicologia: o curso Primeiros Socorros Psicológicos: Intervenções Básicas em Situações de Crise.
A diretora do Instituto Pangeia, Lívia Guedes, destaca a relevância da iniciativa. “Vejo o curso de Primeiros Socorros Psicológicos como extremamente relevante em todos os contextos, pois oferece uma ferramenta prática e acessível para o cuidado imediato de alguém em sofrimento agudo ou em surto. Pode ser útil também em contextos de desastre, acidente, luto, situações de violência ou mesmo crises cotidianas, como ansiedade e síndrome do pânico. Uma formação como essa contribui para reduzir o impacto emocional imediato, capacitando profissionais de diversas áreas para uma escuta acolhedora e funcionando como uma possível rede de apoio. Ajuda a criar uma cultura de cuidado, solidariedade e foco na saúde mental”, observou Lívia, apontando também que “o curso combina fundamentação teórica, discussão de casos reais ou simulados (dependendo do público participante), além da indicação de possíveis intervenções práticas. A proposta é que os participantes compreendam os princípios e a aplicação dos primeiros socorros psicológicos. Com base nesse entendimento, espera-se que estejam aptos a aplicá-los em diversos contextos, inclusive em emergências coletivas”.
O curso capacita os participantes na aplicação de primeiros socorros psicológicos, promovendo o bem-estar emocional e minimizando os impactos das crises. Ao final da formação, os participantes estarão aptos a identificar necessidades, comunicar-se eficazmente e oferecer suporte em momentos de vulnerabilidade.
O facilitador do curso será o psicólogo do Instituto Pangeia Manoel Gomes, que apresentará diferenciações entre quadros diversos envolvendo questões de saúde mental. “Vamos abordar o que é uma urgência psicológica, o que é uma emergência psicológica e fazer essas distinções, com atenção especial às características de cada quadro”, explicou Manoel.
O curso Primeiros Socorros Psicológicos: Intervenções Básicas em Situações de Crise é gratuito e será ministrado no Anfiteatro do Departamento de Comunicação Social da UFMA, Centro de Ciências Sociais (CCSo), no Bacanga, no dia 17 de junho, das 10h às 12h.
As inscrições são gratuitas e podem ser feitas on-line (clique aqui).
Por: Borges Júnior - Universidade FM
Revisão: Jáder Cavalcante