Universidade FM e DQV-UFMA realizam workshop em comemoração ao Dia Mundial da Voz nessa terça-feira, 16

publicado: 15/04/2024 14h26, última modificação: 19/04/2024 22h26
Universidade FM e DQV-UFMA realizam workshop em comemoração ao Dia Mundial da Voz nesta terça-feira, 15

A Universidade FM e a Divisão de Qualidade de Vida (DQV) da Pró-Reitoria de Gestão de Pessoas (Progep) da Universidade Federal do Maranhão (UFMA) realizam, nessa terça-feira, 16, uma atividade em alusão ao Dia Mundial da Voz, celebrado em 16 de abril.

A ação prevê um workshop sobre cuidados com a voz, ministrado pela fonoaudióloga Joseilma Garrido, diretora da DQV, nessa terça, e ainda, uma atividade com o Coral da Universidade da Terceira Idade (UNITI), na quarta-feira, dia 17, também com workshop.

Segundo Joseilma, coordenadora do Programa Saúde Vocal, que realiza atividades com servidores da UFMA, a ideia é levar informações sobre uma melhor utilização e cuidados com a voz.

“O Programa Saúde Vocal foi criado com o objetivo de desenvolver ações educativas em saúde vocal para servidores e colaboradores da Universidade. E é com esse objetivo que a gente está levando o primeiro workshop para os servidores e colaboradores da Rádio, entendendo que nós temos um público na emissora, e que a maioria é de profissionais, ou seja, que tem a voz como principal instrumento de trabalho”, disse.

Ela exalta o clima de expectativa para o evento, sobre cuidados e aspectos importantes para quem tem demandas vocais, e, ainda, uma forma de aproximação dos colaboradores da Universidade FM.

“O objetivo também é que a gente inicie, a partir de agora, um ensinamento mais de perto com esses servidores e colaboradores, tornando esse evento periódico para o público da rádio”, reforçou, Joseilma, lembrando, ainda, que uma das metas é mapear as demandas e necessidades dos profissionais que compõem o quadro da Rádio, para que o Programa Saúde Vocal possa, além desse acompanhamento mais próximo, desenvolver ações que atendam às necessidades desse público.

INSTRUMENTO

Para o coordenador de Núcleos da Universidade FM, Paulo Pellegrini, a voz é um tema muito caro, o principal instrumento de locutores e repórteres verbalizarem informações, opiniões e compartilharem conhecimentos com o público.

“Então, nada mais importante do que cuidar da voz, ter acesso a informações que conscientizem sobre isso. E esse Dia Mundial da Voz é uma data simbólica que chama a atenção para esses cuidados, que são diários. Pra nós, profissionais do rádio, eles devem ser constantes”, reforçou.

Já para a veterana da FM, Maira Nogueira, atividades como esse workshop são essenciais para o profissionalismo na emissora.

“O Dia Mundial da Voz serve para nos alertar sobre a importância e os cuidados que precisamos ter com a nossa saúde vocal. E eu, como profissional do rádio, da voz, acho importantíssimo a realização desse evento, onde a gente vai ter, com certeza, dicas e informações importantíssimas”, disse.

O Workshop em comemoração ao Dia Mundial da Voz ocorre nessa terça-feira, 16, com início às 9h, no Auditório da Diretoria de Tecnologias na Educação (DTED-UFMA), Cidade Universitária Dom Delgado, no Bacanga.

Por: Rádio Universidade

Revisão: Jáder Cavalcante