Notícias
Universidade FM é destaque na 12ª Edição do Prêmio Sebrae de Jornalismo
A Rádio Universidade FM, emissora da Universidade Federal do Maranhão (UFMA) e Fundação Sousândrade, foi uma das grandes vencedoras da 12ª edição do Prêmio Sebrae de Jornalismo. A cerimônia de premiação ocorreu na noite dessa terça-feira, 30, em uma sala de cinema de um shopping localizado na Avenida dos Holandeses, bairro Calhau, em São Luís (MA).
A premiação reconhece o trabalho de profissionais e estudantes da imprensa maranhense, em diversos formatos e plataformas, que abordam temas ligados ao empreendedorismo e aos pequenos negócios. Nesta edição, o Sebrae Maranhão se destacou como o primeiro colocado no Nordeste e o sexto no Brasil em número de inscrições, com 157 trabalhos submetidos. Os materiais foram avaliados individualmente por uma banca especializada, que selecionou os três finalistas de cada uma das cinco categorias: Texto, Áudio, Vídeo, Fotojornalismo e Jornalismo Universitário.
A solenidade deste ano teve uma atmosfera cinematográfica. Personagens icônicos do cinema, como o Homem-Aranha (Peter Parker) e a Princesa Leia (Star Wars), participaram da cerimônia para anunciar os vencedores, numa homenagem com referência a Sétima Arte.
Rádio Universidade FM conquista 2º lugar na categoria Áudio
Durante a premiação, a 106,9, que tem direção-geral de Josie Bastos, docente do Departamento de Comunicação Social da UFMA, e coordenação de jornalismo de Adalberto Júnior, foi destaque ao conquistar o segundo lugar na categoria Áudio, com a reportagem “Babaçu: Tesouro Maranhense Transforma Vidas em Quilombo de Rosário”, produzida pelo repórter Borges Júnior.

A reportagem narra a história de um projeto social protagonizado por mulheres quilombolas da comunidade Boa Vista, no município de Rosário, a 75 km da capital maranhense. Com o coco babaçu como principal fonte de renda, elas mantêm vivas as tradições dos ancestrais, promovem o empreendedorismo social, geram renda e empoderam outras mulheres da comunidade. A iniciativa conta com o apoio do Sebrae-MA.
“Estou muito feliz pelo reconhecimento do Sebrae Maranhão ao meu trabalho. Também pelo reconhecimento às quebradeiras de coco babaçu, personagens da reportagem, mulheres empreendedoras que fazem uma grande diferença em nossa sociedade. Parabéns ao Sebrae Maranhão por dar voz e esperança a essas mulheres. Parabéns ao jornalismo da Rádio Universidade FM, que teve a excelência da sua produção reconhecida”, declarou Borges Júnior ao receber a premiação.
Histórico de Premiações
Essa não é a primeira vez que a Rádio Universidade FM é reconhecida no Prêmio Sebrae de Jornalismo. Em 2024, durante a 11ª edição, a emissora foi uma das três vencedoras na categoria Áudio, com a reportagem “Ramo da Beleza Destaca a Força da Microempresária Maranhense”, também produzida por Borges Júnior.
As conquistas reforçam o papel da Universidade Federal do Maranhão e de seus veículos de comunicação na valorização do jornalismo de qualidade, da formação cidadã e da promoção de histórias que inspiram e transformam.
Reconhecimento também para estudante da UFMA
Outro destaque da UFMA foi o estudante de Comunicação Social – Jornalismo Lucas de Araújo, que ficou em terceiro lugar na categoria Texto, com a reportagem especial “Mais de 90% das 42 mil Empresas do Maranhão São Pequenos Negócios”, publicada na Rádio Híbrida.

“Para mim, a vitória no Prêmio Sebrae de Jornalismo 2025 é um marco histórico na minha vida. Primeiro, por eu ser uma pessoa negra representando a UFMA como aluno; segundo, por representar o curso de Jornalismo nesta edição. A escrita jornalística é um dom próprio do jornalista, pois não damos voz às histórias que queremos narrar, mas, sim, espaço a elas”, afirmou Lucas.
Ele também agradeceu a todos que participaram da produção da reportagem e aos seus professores. “A noite foi mágica e gratificante. Agradeço, acima de tudo, a Deus, e dedico este momento a Luiz Henrique Cruz, que me recebeu de portas abertas; a Raul Monteiro e Victor Cravin, que estiveram comigo nessa jornada; e aos meus professores Rakel de Castro, Flávio Calado e Saylon Sousa. Viva o poder da escrita jornalística”, completou.
UFMA consolida presença no Prêmio Sebrae

O superintendente de Comunicação da UFMA, Pablo Monteiro, também esteve presente e destacou a relevância da premiação para a instituição: “Essa conquista reafirma o compromisso da Universidade com a qualidade do ensino e da comunicação pública. Demonstra, ainda, a qualidade da formação acadêmica dos nossos alunos, aliada à prática profissional e ao papel de destaque dos nossos veículos de comunicação como espaços de excelência na produção de conteúdos jornalísticos que dialogam com a sociedade”.
Por: Borges Júnior
Fotos: Assessoria de comunicação Sebrae Maranhão
Revisão: Jáder Cavalcante